Ucrânia

Assistimos a uma quantidade de notícias sem a neutralidade necessária ao jornalismo neste assunto. Não sou pró Rússia sou pró paz mas vejo gente inflamada sem a informação total. Porque não consultam igualmente os especialistas nos potenciais interesses dos EUA neste conflito. A questão do filho do Biden nunca investigada, a corrupção, a infiltração de russos e de americanos no território, uma guerra fria tornada quente, o gás, a transição da Alemanha do carvão para o gás e os interesses energéticos, mapas dos sistemas de gás. Estarão americanos ou outras forças camufladas no terreno, como se explica a resistência urcraniana. Quais as consequências deste super armamento de forças desconhecidas. Que legitimidade têm as sanções extremas/alguém analisou os impactos para a EU destes investimentos e impactos numa economia pós-pandemia

Sou humanista, nada e nada justifica uma guerra e muito menos uma invasão, mas a informação e o conhecimento têm um papel demasiado relevante nos movimentos de massas, há guerras camufladas por trás de guerras visíveis como vimos na Síria e em Angola e o jornalismo deve mostrar todos os lados da questão, terá o Putin fundamento, estará de facto a defender-se de um posicionamento dos EUA em termos energéticos e em termos de defesa estratégica?

Uma defesa humanitária no terreno antes da invasão teria impedido esta escalada/ porque levaram o Putin a invadir/ até que ponto a Europa está a ser manipulada/ a Europa ainda terá alguma isenção das pressões americanas?

São algumas das perguntas que gostaria de ver abordadas e respondidas por fontes isentas e sóbrias.

Rosália Cruz