Desporto

FC Porto e Sporting de Braga procuram levar vantagem para França

Foto Cosmin Iftode/Shutterstock.com
Foto Cosmin Iftode/Shutterstock.com

O FC Porto, perante o Lyon, e o Sporting de Braga, face ao Mónaco, procuram ganhar vantagem na primeira mão dos oitavos de final da Liga Europa em futebol para chegarem na frente a França.

Vencedor da prova em 2010/11, o 'onze' de Sérgio Conceição reencontra, na quarta-feira, um Lyon de boas memórias, enquanto os 'arsenalistas', finalistas vencidos pelos 'dragões' há 11 anos, estreiam-se face aos monegascos, na quinta-feira.

Perante um adversário face ao qual conquistou o primeiro apuramento e as primeiras vitórias (em casa e fora) na Europa, em 1964/65, e que eliminou nos 'quartos' da 'Champions' de 2003/04, rumo ao título, o FC Porto parte como favorito, pelo passado e também o presente.

Os 'dragões' lideram a I Liga e estão perto da final da Taça de Portugal, enquanto, em França, o Lyon, campeão pela sétima e última vez em 2007/08, está 'afundado' no nono lugar da Ligue 1, embora ainda na luta por um lugar europeu em 2022/23.

Ainda assim, ambos chegam moralizados pelo que fizeram no fim de semana, com o FC Porto a vencer em Paços de Ferreira por 4-2, com 'bis' de Evanilson e tentos de Pepê e Taremi, e o Lyon a triunfar em Lorient por 4-1, com dois golos de Romain Favre, um de Moussa Dembele e outro de Toko Ekambi.

O defesa alemão Jérôme Boateng, os médios Aouar e Lucas Paquetá, internacionais por França e Brasil, respetivamente, e o avançado camaronês Toko Ekambi são as maiores 'estrelas' do 'onze' do neerlandês Peter Bosz, que aposta sempre para a baliza no internacional português Anthony Lopes.

Para o encontro do Dragão, o FC Porto só tem um jogador castigado (Wendell), mas seis (Otávio, Vítor Ferreira, Grujic, Mbemba, Galeno e Zaidu) que falham a segunda mão se vierem um amarelo, contra apenas um do Lyon (Boateng).

Sem a mesmo estatuto dos 'dragões', o Sporting de Braga não parte como favorito face ao Mónaco, que, no 'ex-libris' da sua história futebolística, foi derrotado por 3-0 pelo FC Porto na final da 'Champions' de 2003/04, não tendo, assim, as melhores recordações do futebol português.

Atuais oitavos colocados da Ligue 1, em igualdade pontual com o Lyon, os monegascos não têm estado brilhantes em 2021/22, mas têm a 'obrigação' a superar os 'arsenalistas', face ao um plantel muito mais valioso, que incluiu o internacional português Gelson Martins, ex-jogador do Sporting.

O avançado Ben Yedder, melhor marcador da Ligue 1, com 15 golos, o jovem médio Tchouaméni e o defesa brasileiro Caio Henrique são referências no conjunto comandado pelo belga Philippe Clement, num plantel que também incluiu o médio espanhol Cesc Fabrègas.

Em Braga, por castigo, não estará o médio Fofana, sendo que o russo Golovin e o alemão Kevin Volland não podem ver amarelos, se quiserem jogar a segunda mão, cenário idêntico para os bracarenses Al Musrati, Castro e Francisco Moura.

No fim de semana, o Mónaco venceu fora o Marselha, que seguia no segundo lugar, por 1-0, com um tento de Gelson Martins, enquanto os 'arsenalistas' somaram o segundo empate consecutivo na I Liga, no reduto do Boavista (1-1).

Quanto às outras eliminatórias, destaque, pelas piores razões, para o apuramento, sem jogar, dos alemães do Leipzig, de André Silva, face à 'inevitável' exclusão do Spartak Moscovo das taças europeias, devido à invasão da Rússia à Ucrânia.

O FC Barcelona, que depois de 17 presenças consecutivas na fase a eliminar da 'Champions', está a estrear-se Liga Europa, parece o clube mais favorito nos 'oitavos', o que vai tentar começar a prova quinta-feira, na receção ao Galatasaray.

Nos outros duelos, espera-se grande emoção, nomeadamente na capital da Andaluzia, onde o Betis defronta o Eintracht Frankfurt e o Sevilha, o 'rei' da Liga Europa (vitórias em 2013/14, 2014/15, 2015/16 e 2019/20), mede forças com o West Ham.

Por seu lado, a Atalanta recebe o Bayer Leverkusen e, no único 'duelo' sem equipas do 'top 5' europeu, os escoceses do Rangers são anfitriões dos sérvios do Estrela Vermelha.

A primeira mão dos 'oitavos' arranca na quarta-feira, com as receções do FC Porto ao Lyon e do Betis ao Eintracht Frankfurt, e fecha na quinta-feira, com os restantes jogos, enquanto os embates da segunda mão disputam-se em 17 de março.