Desporto

FC Porto e Sporting voltam a apontar baterias à luta pelo título na I Liga

None

FC Porto e Sporting voltam a apontar baterias à I Liga de futebol, com os 'dragões' de visita no domingo ao Paços de Ferreira, e os 'leões' a receberem no sábado o Arouca, em jogos da 25.ª jornada.

Os dois candidatos ao título regressam ao campeonato depois de se terem defrontado na quarta-feira na primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal, em jogo em que os portistas saíram de Alvalade com um triunfo por 2-1.

Na Liga, separados por seis pontos, os dois clubes mantêm a luta a 10 jornadas do fim, com o campeão Sporting a ser o primeiro a entrar em campo na ronda, com a receção ao Arouca, 15.º classificado, a partir das 20:30 de sábado.

Pode ser o jogo 'ideal' para a equipa de Rúben Amorim, que já contará com o médio Palhinha, após cumprir três jogos de castigo, voltar aos triunfos na Liga, depois de um empate nos Barreiros (1-1), e para elevar o moral, após a derrota na Taça.

O jogo antecede também a visita do Sporting ao Manchester City na segunda mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões, depois de os 'leões' terem sido goleados em casa pelos 'citizens' por 5-0, e que servirá teoricamente para cumprir calendário.

Do lado do FC Porto, a equipa de Sérgio Conceição desloca-se no domingo a Paços de Ferreira, galvanizada pela vitória na Taça e depois de, no campeonato, no último fim de semana, também ter perdido pontos, no empate caseiro com o Gil Vicente (1-1).

O FC Porto, que não tem qualquer derrota na Liga (20 vitórias e quatro empates), é totalmente favorito na visita ao Paços (10.º), apesar de a equipa de César Peixoto ter vencido nas duas últimas rondas, depois de seis jogos sem triunfar.

Com substancial atraso na luta pelo título, a 10 pontos do líder FC Porto, está o Benfica, que ainda 'sente' a proximidade do segundo lugar sobretudo após o recente deslize do Sporting, e apesar da sua própria irregularidade.

As 'águias', que têm ido do pior ao melhor, estão a quatro pontos dos 'leões' e nesta jornada defrontam a primeira equipa que lhes tirou pontos na Liga, quando o Portimonense foi à Luz vencer por 1-0 ainda na oitava jornada.

No sábado, em Portimão, o Benfica também encontra um adversário, nono, que não parece ser o mesmo, com a equipa de Paulo Sérgio sem vencer há quase três meses, desde 12 de dezembro, na 14.ª jornada, no triunfo fora diante do Moreirense.

A 25.ª jornada abre já na sexta-feira com a luta entre o 'europeu' Gil Vicente (quinto) e o Estoril Praia (sétimo), em Barcelos (20:15), com a equipa da casa a ser uma das boas surpresas desta Liga 2021/22.

A equipa de Ricardo Soares não perde desde a receção ao Sporting, em 18 de dezembro, acumulando desde então seis vitórias e três empates, numa sequência de jogos em que apenas o líder FC Porto fez melhor e somou mais pontos.

Em outros jogos, o Sporting de Braga, quarto e do qual os gilistas distam quatro pontos, visita no sábado o Boavista, 13.º, num momento em que os 'axadrezados' regressaram aos triunfos após oito jogos (uma derrota e sete empates).

No domingo, destaque para a receção do Vitória de Guimarães (sexto), que vem de três derrotas consecutivas na Liga, ao Famalicão (11.º), também numa sequência de três jogos, mas de vitórias.

Na zona de fuga à descida, o cada vez mais 'afundado' Belenenses SAD (18.º, 15 pontos) visita na segunda-feira o Tondela (16.º, 20 pontos), enquanto o Moreirense (17.º, 20) recebe ainda no domingo o Marítimo (oitavo, 29).

Também no domingo, o Santa Clara (12.º, 26) recebe o Vizela (14.º, 24), em jogo com início às 19:30 locais (20:30 em Lisboa).

Programa da 25.ª jornada

- Sexta-feira, 04 mar:

Gil Vicente -- Estoril Praia, 20:15.

- Sábado, 05 mar:

Boavista -- Sporting de Braga, 15:30.

Portimonense -- Benfica, 18:00.

Sporting -- Arouca, 20:30.

- Domingo, 06 mar:

Moreirense -- Marítimo, 15:30.

Paços de Ferreira -- FC Porto, 18:00.

Santa Clara -- Vizela, 20:30 (19:30 locais).

Vitória de Guimarães -- Famalicão, 20:30.

- Segunda-feira, 07 mar:

Tondela -- Belenenses SAD, 20:15.