Desporto

Sporting e FC Porto reencontram-se após 'batalha' do Dragão

Foto Pedro Correia/Global Imagens
Foto Pedro Correia/Global Imagens

Sporting e FC Porto iniciam na quarta-feira, em Alvalade, o duelo, a duas mãos, das meias-finais da Taça de Portugal em futebol, 19 dias após as cenas lamentáveis que protagonizaram no final do jogo do campeonato, no Dragão.

O episódio teve a participação de jogadores, treinadores, dirigentes e 'coletes azuis', viram-se empurrões, estaladas, murros, pontapés e cuspidelas, que deram origem a expulsões e processos ainda em andamento, num jogo que ainda não 'acabou'.

É, assim, com estes momentos ainda bem presentes, tal como as suas consequências, que as duas equipas se reencontram, para um embate que não é decisivo -- segunda mão no Dragão, em abril -, mas pode encaminhar o acesso à final, que quase vale um título.

Do outro lado, na final, Sporting ou FC Porto vão ter um estreante, que será o Tondela ou o Mafra, da II Liga, formações que se começam a defrontar na quinta-feira, na casa da formação do escalão principal do futebol português.

O pontapé de saída das meias-finais está, no entanto, marcado para Alvalade, na quarta-feira, pelas 20:45, e o que se espera é que o bom futebol prevaleça, entre as duas equipas que melhor o praticam em Portugal.

O Sporting já venceu a Supertaça (2-1 ao Sporting de Braga, em Aveiro) e a Taça da Liga (2-1 ao Benfica, em Leiria), enquanto o FC Porto lidera o campeonato, com mais seis pontos do que os campeões em título, que seguem no segundo lugar.

As duas formações estão a efetuar épocas globalmente muito positivas, mas chegam ao embate de Alvalade depois de empates a um golo para o campeonato, que ficaram, naturalmente, aquém do que esperavam, na 24.ª jornada da I Liga.

No sábado, no Funchal, o Sporting ficou cedo a perder (golo de Xadas, aos cinco minutos) e já só conseguiu resgatar um ponto, graças a um tento do regressado argelino Slimani (38), que não marcava pelos 'leões' desde a temporada 2016/17.

Um dia depois, o FC Porto não fez melhor, mesmo tendo atuado quase todo o jogo contra 10, por expulsão de Vítor Carvalho, logo aos três minutos. O Gil Vicente ainda marcou primeiro, aos 62, por Fran Navarro, com Evanilson a responder, aos 66.

Desta forma, tudo ficou igual na frente da classificação, sendo que os 'dragões' mantiveram os seis pontos de vantagem e falta menos uma jornada (10) para terminar a prova.

Os dois conjuntos vão procurar, certamente, voltar aos triunfos, sendo que, em jogos da Taça de Portugal, em Alvalade, o FC Porto só venceu uma vez -- 1-0 nos 'oitavos' de 1991/92, com um tento do búlgaro Kostadinov -, em 13 visitas, embora sejam os empates que prevaleçam (sete).

No último duelo para a segunda competição do calendário luso, a final de 2018/19, o Sporting prevaleceu nas grandes penalidades (5-4), no Jamor, onde esteve a perder por 1-0 e a vencer por 2-1, antes de Felipe levar o jogo para os penáltis aos 120+1 minutos.

A duas mãos, o derradeiro duelo aconteceu na época anterior (2017/18), nas meias-finais, e também acabou com os 'leões' qualificados nos penáltis.

Os 'dragões' venceram em casa por 1-0, com um tento do brasileiro Tiquinho Soares (60 minutos), e, na segunda mão, em Alvalade, o Sporting ripostou com um tento do central uruguaio Coates (84), forçando prolongamento e grandes penalidades, desempate em que só Marcano falhou, logo ao primeiro pontapé.

Nos últimos cinco encontros entre as duas equipas, quatro acabaram empatados, para a I Liga de 2020/21 e 2021/22, com o Sporting a vencer (2-1) nas meias-finais da Taça da Liga da época passada, graças a um 'bis' de Jovane Cabral sobre o final.

Um dia depois do embate de Alvalade, onde se espera uma atmosfera escaldante, as emoções transferem-se para Tondela, onde a equipa do espanhol Pako Ayestarán recebe um conjunto do segundo escalão, o Mafra, num duelo entre dois clubes que nunca estiveram na final da Taça de Portugal.

O Tondela perdeu os últimos quatro jogos e 'afundou-se' no 16.º lugar da I Liga, posição que vale a presença num perigoso 'play-off' com o terceiro colocado da II Liga, competição em que o Mafra, que soma três jogos sem perder, é oitavo.

As duas formações procuram encaminhar a primeira presença no jogo decisivo, sendo que o treinador do Mafra, Ricardo Sousa, já inscreveu o seu nome na prova, como o 'herói' da final de 1998/99, ao marcar o golo da vitória do Beira-Mar, que era comandado pelo seu pai, António Sousa, sobre o Campomaiorense (1-0).

Os encontros da segunda mão das meias-finais estão agendados para entre 19 e 21 de abril.