Madeira

Estudo alerta para perigos de novo escaravelho introduzido no Porto Santo

None Ver Galeria
Foto Isamberto Silva

O novo escaravelho introduzido no Porto Santo "poderá tornar-se problemático", alerta o mais recente artigo de Miguel Matos Andrade, publicado na revista alemã WEEVILNews.

De acordo com o mesmo artigo, o gorgulho-da-agave - registado pela primeira vez na Macaronésia - "já deixa o seu rasto de destruição de duas espécies de plantas suculentas ornamentais".

O autor discute também a hipótese de esta espécie ser utilizada como "controlo biológico das agaves na ilha do Porto Santo, uma espécie vegetal com potencial invasor".

Miguel Matos Andrade refere ainda que “face ao perigo que representa aos dragoeiros, espécie nativa e rara na natureza, é prioritário estabelecer medidas de controlo e de monitorização”.

A lista de gorgulhos do Arquipélago da Madeira aumenta de ano para ano, com vários novos registos de espécies exóticas introduzidas, como o gorgulho-das-palmeiras (Rhynchophorus ferrugineus), Diaprepes abbreviatus e agora S. acupunctatus. Este fenómeno é explicado pelo crescimento exponencial do número de pessoas, cargas e material vegetal que se deslocam diariamente entre diferentes destinos no mundo. Estas espécies introduzidas, muitas vezes, representam uma ameaça à diversidade nativa, causando distúrbios ecológicos.

De realçar que Miguel Andrade tem apenas 19 anos e já conta com a sua participação em cinco artigos publicados, sendo o autor principal de dois deles. É aluno de licenciatura em Biologia na Universidade da Madeira e desde muito novo é entusiasta pela natureza, com foco especial pelos insectos.

Descareegue aqui o artigo “The presence of the Agave weevil Scyphophorus acupunctatus Gyllenhal, 1838 (Coleoptera: Dryophthoridae) in Madeira Archipelago. A new biological control opportunity or a new invasive species?”, que assinala a presença do gorgulho-da-agave (Scyphophorus acupunctatus) para a ilha do Porto Santo: