Madeira

"A Madeira está bem servida" em termos de meios

Garantia é deixada pelo comandante Catanho, da PSP, no Dia Internacional da Protecção Civil

None Ver Galeria

"Temos aqui uma tirolina que servirá para simular um resgate de dois sinistrados [que chegarão por via marítima] numa zona de difícil acesso [na foz da Ribeira João Gomes]. Este sistema permite-nos enviar um socorrista, o qual vamos fazer com que desça até ao barco, onde vai estabilizar a vítima, colocá-la numa maca e vamos içá-lo novamente, trazendo assim o socorrista recuperador juntamente com a vítima até aos meios de socorro para podermos prestar uma melhor assistência. Este sistema é muito utilizado no resgate em montanha e noutros pontos de difícil acesso", explica ao DIÁRIO o Comandante Catanho, da Polícia de Segurança Pública (PSP). 

O exercício de salvamento e de resgate em ribeira é um dos vários a acontecer ao longo desta sexta-feira, 4 de Março, em que se comemora o Dia Internacional da Protecção Civil.

Para o efeito, o Serviço Regional de Protecção Civil organizou uma exposição de meios, patente na Praça do Povo, no Funchal, que mereceu, esta manhã, a visita do presidente do Governo Regional e do Secretário Regional da Saúde e Protecção Civil.

Pedro Ramos destaca o papel dos cidadãos como agentes de protecção civil

O Dia Internacional da Protecção Civil que se assinalou a 1 de Março é o motivo de uma exposição de meios, com diversos exercícios e demonstrações que decorre hoje na Praça do Povo, uma iniciativa promovida pelo Serviço Regional de Protecção Civil.

Questionado sobre os meios existentes na Região, o Comandante Catanho assegura que "a Madeira está bem servida" em  termos de meios.

A Madeira está segura e tem meios para fazer face a alguma adversidade que possa acontecer.

O responsável destaca também o "grande investimento" que tem sido feito nesta área por parte do Governo Regional.

"Nesta valência de protecção civil e face aos acontecimentos recentes que temos tido aqui na Madeira – os aluviões e os incêndios – eu penso que tem havido aqui um grande investimento nesta área (....) Todas as corporações de bombeiros estão bem apetrechadas de material e equipamentos recentes, do melhor que existe. A polícia, nos últimos anos, com a criação da brigada de busca, salvamento e resgate em montanha, tem-se apetrechado muito bem", sustenta.

A exposição na Praça do Povo conta com a participação dos diferentes agentes da Protecção Civil, nomeadamente: a Zona Militar da Madeira, o Comando Operacional da Madeira, a PSP, a GNR, a Autoridade Marítima, o SANAS e o Instituto de Florestas, para além dos bombeiros e outros operacionais do socorro.

Além dos exercícios de resgate como o anteriormente descrito, no local é possível visualizar - a par da apresentação dos agentes de Protecção Civil presentes (ZMM; COM; PSP; GNR; AM; SANAS; IFCN) - por exemplo, o cenário do Suporte Básico de Vida (EMIR), exercícios de desencarceramento e ainda a apresentação do binómio cinotécnica pela GNR e pela PSP (como pode ver no vídeo abaixo):