A Guerra Madeira

Russo residente na Madeira admite que esta é a sua "nova pátria"

Aleksei Titov tem 60 anos e é natural da cidade de São Petersburgo

Foto Hélder Santos/ASPRESS
Foto Hélder Santos/ASPRESS

Aleksei Titov nasceu e cresceu na cidade de São Petersburgo, mas há meia década que escolheu a Madeira para viver. O russo de 60 anos, CEO da ENLIL - empresa sediada na Zona Franca virada para a indústria farmacêutica - condena a invasão da Rússia à Ucrânia e não se revê na posição de Vladimir Putin.

A acompanhar de “muito de perto” os eventos da Ucrânia, à hora em que estabelecemos contacto com Aleksei as “várias fontes de informação russas” sem ligações ao Kremlin já tinham fechado as portas. São estes os únicos meios de comunicação social nos quais este russo confia.

Aleksei, que admitiu não ser fã de entrevistas, também confia no seu instinto. Vinca que “todos os russos devem falar sem medo” desta situação e que precisam, todos juntos, de “defender a cessação imediata das hostilidades e a retirada das tropas”.

Há muito que escolhi a Madeira como local de residência e estou completamente satisfeito com a minha escolha. Sou um patriota da Madeira. Os meus amigos estão aqui e esta é a minha nova pátria. Aleksei Titov

Por agora, as sanções impostas afectam de forma “bastante negativa” a capacidade de Titov em “comunicar com pessoas próximas”, nomeadamente, família e amigos. No aspecto financeiro, o sexagenário não encontrou qualquer “dificuldade visível” até ao momento, até porque é residente fiscal em Portugal e sem qualquer ligação tributária à Rússia.

Leia mais na edição impressa do DIÁRIO desta quinta-feira.