Madeira

Ribeira Brava acolheu projecto ‘Medicina mais perto: ilhas’

None

O projecto ‘Medicina mais perto: Ilhas’ esteve, esta manhã, na Ribeira Brava para a realização de rastreios à população e uma palestra direccionada aos alunos da Universidade Sénior sobre a saúde mental, os problemas cardiovasculares e a importância de hábitos de vida saudável.

O objectivo desta acção é sensibilizar as pessoas para as respostas mais adequadas a situações de doença, como sejam AVC’s e ataques cardíacos, assim como a adopção de uma vida mais activa e equilibrada.

O projecto vai na 14.ª edição e percorre as regiões autónomas da Madeira e dos Açores. Duarte Graça, coordenador geral, diz que ainda há muito a fazer em termos de literacia em saúde. No entanto, constata que as pessoas estão cada vez mais informadas e procuram saber como está a sua saúde.

A iniciativa ‘Medicina mais perto: ilhas’ é desenvolvida por alunos da Faculdade de Medicina de Lisboa como forma de se aproximarem da comunidade das regiões insulares através de atividades de promoção da saúde e prevenção da doença.

“A cada ano, partimos para a Madeira ou Açores com ações junto das escolas e instituições, onde abordamos vários temas, desde sexualidade, saúde mental, direitos humanos, consumos e toxicodependências, temas pertinentes nos dias de hoje”, refere o coordenador, salientando que o projecto abarca ainda o voluntariado feito em articulação com as Câmaras Municipais e instituições de solidariedade, e o contacto com a comunidade através de rastreios.

No final, o grupo foi recebido pelo autarca Ricardo Nascimento que agradeceu a presença no concelho, numa ação de proximidade com a população.

O projeto decorre na Madeira nos próximos dias e a equipa de 19 estudantes de medicina vai percorrer vários concelhos da região com o intuito de identificar e alertar comportamentos de risco, esperando contribuir para uma maior qualidade de vida.