Desporto

Roma, de José Mourinho, bem posicionada para chegar aos 'quartos'

None

A Roma, orientada pelo treinador português José Mourinho, está em excelente posição para selar na quinta-feira o apuramento para os quartos de final da Liga Conferência Europa em futebol, após o triunfo conseguido no reduto do Vitesse.

Na primeira mão dos 'oitavos', em Arnhem, o médio internacional português Sérgio Oliveira, com um golo nos descontos da primeira parte, aos 45+1 minutos, deu vantagem aos italianos, que recebem os neerlandeses a partir das 21:00 locais (20:00 em Lisboa).

E, no Olímpico de Roma, o jogador emprestado pelo FC Porto será uma das baixas nos 'giallorossi', depois de ter sido expulso nos Países Baixos (78 minutos). Mancini também estará ausente nos locais e Oroz no Vitesse, ambos igualmente por castigo.

Mesmo sem estas duas 'peças', Mourinho não terá, porém, grandes dificuldades em formar um 'onze' capaz de voltar a superar os neerlandeses, numa altura em que a Roma está num bom momento, com apenas uma derrota nos últimos 11 jogos.

Ainda assim, no domingo, a formação da capital italiana só logrou um ponto em Udine (1-1) nos descontos, de penálti, e depois de um jogo em que a grande figura foi o guarda-redes internacional luso Rui Patrício, que negou várias vezes o 2-0 à Udinese.

Por seu lado, o Vitesse não fez melhor, ao empatar 0-0 no reduto do Heracles, para se isolar no sexto lugar da Eredivisie -- a formação de Mourinho está uma posição acima na Serie A.

A Roma procura o segundo troféu europeu da sua história, após a 'distante' vitória na Taça das Cidades com Feiras de 1960/61, face ao Birmingham (2-2 fora e 2-1 em casa), e, internamente, está em 'branco' desde a conquista da Taça de Itália de 2007/08, sendo que não conquista a Serie A desde 2000/01.

Quanto a Mourinho, tenta um quinto troféu da UEFA, após duas edições da Liga dos Campeões (2003/04, pelo FC Porto, e 2009/10, pelo Inter Milão), uma da Taça UEFA (2002/03, pelo FC Porto) e uma da Liga Europa (2016/17, pelo Manchester United), no que foi o seu 25.º e último título (2-0 ao Ajax, na final).

Para já, a Roma está bem encaminhada para chegar aos quartos de final, mas não tanto com o Feyenoord, campeão da Europa em 1969/70, que, na primeira mão dos 'oitavos', venceu fora o Partizan por 5-2, num jogo em que Toornstra 'bisou'.

Quanto aos restantes clubes dos Países Baixos, o AZ Alkmaar recebe o Bodo/Glimt - que esta época já deu 6-1 à Roma -, depois do desaire na Noruega por 2-1, enquanto o PSV Eindhoven, campeão europeu em 1987/88 às custas do Benfica, vai ao reduto do Copenhaga após um intenso 4-4 caseiro.

A exemplo do Bodo/Glimt, o PAOK (1-0 ao Gent) e o Marselha (2-1 ao Basileia, com um 'bis' do polaco Milik) também só vão com um golo de vantagem para a segunda mão.

Por seu lado, o Leicester, que derrotou em casa o Rennes por 2-0, e o Slavia Praga, vencedor por 4-1 na receção ao LASK, com 'bis' de Sor, estão mais perto dos 'quartos'.