A Guerra Mundo

Nove mortos e outros nove feridos em ataque a torre de televisão no Oeste

None
Foto Twitter

Nove pessoas morreram e outras nove ficaram feridas hoje num ataque militar russo contra uma torre de televisão perto da cidade de Rivne, no oeste da Ucrânia, anunciaram as autoridades locais.

"Às 16:00 GMT [mesma hora em Lisboa], podemos declarar que houve nove mortos e nove feridos", disse Vitali Kobal, responsável da administração local, referindo que "dois mísseis" atingiram a torre de televisão na aldeia de Antopil, 15 quilómetros a leste de Rivne, e um edifício administrativo ao lado.

Os socorristas ucranianos indicaram que o bombardeamento aconteceu por volta das 15:25.

"Neste momento, as operações de salvamento estão ainda em curso e continuarão até os escombros do edifício estarem completamente removidos", acrescentou Kobal.

Segundo o responsável, o acesso à televisão já foi restaurado ao final do dia na parte norte da região de Rivne, através da rede de cabo.

A Rússia lançou a 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que já causou pelo menos 636 mortos e 1.125 feridos entre a população civil e provocou a fuga de cerca de 4,5 milhões de pessoas, entre as quais 2,5 milhões para os países vizinhos, segundo os mais recentes dados da ONU.

A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas a Moscovo.