País

Jerónimo Martins prevê investir cerca de 175 milhões de euros em Portugal este ano

None

O grupo Jerónimo Martins prevê investir cerca de 175 milhões de euros em Portugal este ano, dos quais 25 milhões são na área agroalimentar, disse hoje a diretora financeira (CFO), Ana Luísa Vírginia.

No comunicado dos resultados de 2021, divulgado na quarta-feira, o grupo Jerónimo Martins afirma que "ainda é cedo" para compreender "todas as consequências" da invasão da Ucrânia pela Rússia na região, mas estima, para já, um investimento global de cerca de 850 milhões de euros este ano.

Questionada hoje na conferência de imprensa 'online' dos resultados sobre qual o montante previsto para o mercado português, Ana Luísa Vírginia disse ser "à volta de 175 milhões de euros".

Ou seja, "prevemos um pouco mais de 150 milhões de euros" para a área da distribuição e cerca de 25 milhões de euros para a parte do agroalimentar, acrescentou.

"Agora se vai acontecer totalmente o investimento ou se não vai acontecer [...] vai depender muito de como o mundo vai evoluir e o que é que vai acontecer nas próximas semanas", sublinhou o presidente da Jerónimo Martins, Pedro Soares dos Santos.

Na área do agroalimentar, o gestor disse que o grupo tem continuado a fazer os seus investimentos, "muito pontuais".

Atualmente, "estamos numa fase em que mais ou menos já percebemos onde é que vamos fazer os futuros investimentos", disse Pedro Soares dos Santos, sublinhando que estão a terminar os estudos sobre esta área.

O agroalimentar "é um negócio que veio para ficar para a Jerónimo Martins e que vai crescer nos próximos anos e que vai ter a sua importância", acrescentou, salientando que "não é para cobrir todas as áreas", mas aquelas que o grupo considera "estratégicas no futuro".

Em suma, "agora vamos definir qual é o rumo final e depois fazer investimentos", rematou.