Madeira

Saldo da Balança Comercial da Madeira com o estrangeiro foi positivo em 60,7 milhões

None

Em 2021, o saldo da Balança Comercial da Região com o estrangeiro foi positivo, tendo registado um superavit de 60,7 milhões de euros.

De acordo com os dados provisórios divulgados pela Direcção Regional de Estatística da Madeira (DREM), o saldo da balança comercial da RAM com o estrangeiro foi superior a 2020 (ano em que registou 18,1 milhões de euros), "mantendo-se assim a tendência já manifestada desde 2017".

Segundo a DREM, a taxa de cobertura das importações pelas exportações em 2021 foi de 131,9%, superior à registada no ano precedente, que se fixou em 107,2%.

Os dados indicam ainda que, em 2021, o total de exportações de empresas com sede na RAM rondou os 250,8 milhões de euros, tendo diminuído 6,5% face a 2020, enquanto as importações fixaram-se nos 190,1 milhões de euros, recuando 24,0% comparativamente ao ano precedente.

De salientar que a maioria da saída de bens destinou-se a países terceiros (61,9% do total), enquanto do lado das importações manteve-se a preponderância dos países da União Europeia (80,6%).

A DREM ressalva, no entanto, que esta informação se refere somente ao comércio com o estrangeiro realizado por empresas sediadas na Região Autónoma da Madeira, "o qual é uma parcela ínfima da entrada e saída de bens na Região".

Com efeito, a maioria das trocas comerciais que a RAM realiza são com o continente, mas não existe à data informação estatística sobre este tipo de comércio.

Não obstante, "os dados do carregamento e descarregamento de mercadorias nos portos regionais, disponíveis através das estatísticas dos transportes, sugiram que o mesmo é largamente deficitário". aponta a DREM.

De notar também a participação que as empresas sediadas no Centro Internacional de Negócios da Madeira (CINM) têm no comércio internacional de ambos os fluxos. Segundo os últimos dados apurados (2020), 66,3% das exportações e 65,1% das importações foram efectuadas por aquelas empresas.