Madeira

PCP quer garantir redução das taxas aeroportuárias na RAM

None

O PCP entregou na Assembleia Legislativa da Regional um Projecto de Resolução que recomenda ao Governo da República que inicie um processo negocial com a ANA Aeroportos, "para garantir a redução das taxas aeroportuárias dos aeroportos da Madeira e do Porto Santo". O anúncio foi feito pelo deputado Ricardo Lume, numa iniciativa promovida esta quarta-feira, dia 9 de Fevereiro, junto ao Aeroporto Internacional da Madeira, Cristiano Ronaldo.

"Numa Região insular e ultraperiférica como a nossa, torna-se fundamental garantir que as infra-estruturas aeroportuárias estejam verdadeiramente ao serviço dos trabalhadores e do povo da Madeira e do Porto Santo e não apenas ao serviço dos grandes interesses privados, sejam eles regionais, nacionais ou internacionais", começou por sublinhar o parlamentar.

Ricardo Lume recorda que "na Região Autónoma da Madeira 26% do PIB está directamente ligado às actividades turísticas", pelo que "o facto de termos das taxas aeroportuárias mais caras da Europa é factor de retracção do sector, impedindo assim o desenvolvimento da Região".

"Depois do ruinoso negócio para a Região, que resultou na entrega dos aeroportos a uma multinacional, os resultados estão à vista: o acumular de passageiros em filas de espera; a supressão e adiamento de voos; a degradação das condições de conforto, fiabilidade e segurança. Estas constituem consequências da alteração do modelo de gestão pública, para um modelo de gestão unicamente centrado no máximo lucro e na remuneração dos acionistas da VINCI. Aumentou a precariedade laboral e a subcontratação e foi reduzido o investimento", salienta o deputado do PCP, criticando a actual gestão dos aeroportos da Região.

Lume lembra ainda que, altura, "foi garantido que as taxas aeroportuárias seriam equiparadas às do aeroporto de Lisboa, mas efectivamente o que aconteceu, foi um aumento global das taxas aeroportuárias nos aeroportos nacionais na ordem dos 167% em apenas 5 anos".

"As taxas de serviço a passageiros cobradas nos aeroportos da Madeira e do Porto Santo são superiores em 31,3% às praticadas no aeroporto de Lisboa e 78% superiores às praticadas nos aeroportos dos Açores", reforçando que "o que salvaguardava os interesses dos madeirenses e porto-santenses era a redução efectiva das taxas aeroportuárias dos aeroportos da Madeira e do Porto Santo".