Madeira

CMF associa-se às comemorações do Dia Mundial das Doenças Raras

None

O município do Funchal, através do pelouro da Área Social, titulado pela vereadora Margarida Pocinho, tornou-se parceiro institucional da Missão RD-Portugal - União de Associações de Doenças Raras.

A RD-Portugal, fundada a 29 de Maio de 2021, nasceu da necessidade de existir uma única estrutura agregadora de Associações de Doentes com Doenças Raras, de forma a trazer esperança aos doentes, aos seus cuidadores e familiares, procurando melhorar a sua qualidade de vida. Nesse sentido, a autarquia funchalense decidiu associar-se à campanha de sensibilização que levada a cabo pela União De Associações de Doenças Raras.

A acção prevê a iluminação do Edifício dos Paços do Concelho para assinalar o Dia Mundial das Doenças Raras, que se celebra a 28 de Fevereiro, em três cores - rosa, verde e azul -, as cores oficiais da campanha internacional do DDR.

Cada Doença Rara afecta, no máximo, uma em cada 2.000 pessoas, estimando-se que as mais de 6.000 doenças raras descritas afectem entre 600.000 a 800.000 pessoas em Portugal.

A RD-Portugal representa as mais de 25 Associações que a compõem junto de entidades públicas ou privadas em território nacional e internacional, tem como missão trazer as doenças raras para a ordem do dia, todos os dias do ano e não apenas no Dia Mundial das Doenças Raras. Como tal, participa activamente em acções directamente ligadas a políticas de saúde, aos Centros de Referência e iniciativas que promovem a criação do registo de dados e a luta pela universalidade e equidade no acesso aos medicamentos.