Madeira

Tiago Magro renova mandato na representação dos farmacêuticos da Madeira

None

Helder Mota Filipe foi eleito bastonário da Ordem dos Farmacêuticos (OF). As eleições para os órgãos sociais da OF no triénio 2022-2024 terminaram no sábado, 5 de Fevereiro, com a realização da votação presencial, nas sedes das Secções e Delegações Regionais da OF, em Lisboa, Porto, Coimbra, Funchal e Angra do Heroísmo, e contagem dos votos expressos também por via electrónica e por correspondência. 

Através de comunicado, a OF informa que a Lista A, liderada por Helder Mota Filipe, foi a vencedora do sufrágio para os órgãos nacionais, contabilizando 3.889 votos (65%). A lista B, encabeçada por Franklim Marques, registou 1.912 votos (32%). Ao todo participaram no ato eleitoral 5.976 farmacêuticos (42% dos eleitores), a grande maioria dos quais por via eletrónica (96%). 

Professor da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, membro da Comissão de Ética para a Investigação Clínica e presidente da Associação de Farmacêuticos dos Países de Língua Portuguesa, Helder Mota Filipe assume agora os destinos da OF e a representação dos farmacêuticos portugueses nos próximos três anos, até início 2025.   OF

Os resultados finais do escrutínio determinaram também a eleição dos representantes dos farmacêuticos a nível regional. Entre as duas listas candidatas à Secção Regional do Norte, a lista E, liderada por Félix Carvalho, foi a mais votada, com 1.114 votos (53%), contra os 931 votos (44%) da lista F, encabeçada por Célia Alves da Silva.  

Na Secção Regional do Centro, a lista C, liderada por Anabela Mascarenhas, registou 650 votos (60%), contra os 382 votos (35%) da lista D, encabeçada por Paulo Fonseca. 

Na Secção Regional do Sul e Regiões Autónomas, a lista G, liderada por Luís Lourenço, obteve 1.768 votos (63%), enquanto a lista H, encabeçada por Sérgio Joaquim, alcançou 710 votos (25%).

A lista vencedora inclui ainda os delegados regionais da OF na Madeira e nos Açores. Tiago Magro renova assim o seu mandato na representação dos farmacêuticos madeirenses, enquanto nos Açores a representação fica agora a cargo de Juliana Matos.   

Nota ainda para os resultados das eleições para os Conselhos dos Colégios de Especialidade. Para o Conselho do Colégio de Especialidade de Análises Clínicas e Genética Humana foi eleita a lista I, presidida por Leonor Correia, com 223 votos (60%), contra os 120 votos (33%) da lista J, encabeçada por Gizela Santos. No outro Colégio de Especialidade com duas listas candidatas, registaram-se 178 votos (37%) na lista M, presidida por Isabel Sanches, contra 261 votos (54%) na lista L, liderada por Carolina Mosca, que renova assim o mandato na presidência do Conselho do Colégio de Especialidade de Farmácia Comunitária. 

Para o Conselho do Colégio de Especialidade de Farmácia Hospitalar foi eleita a única lista a sufrágio, a lista N, presidida por João Ribeiro, com 427 votos, o mesmo acontecendo com o Conselho do Colégio de Especialidade de Indústria Farmacêutica, com a eleição da lista O, liderada por Paula Teixeira, que obteve 136 votos. 

Apenas o Colégio de Especialidade de Assuntos Regulamentares não registou qualquer lista candidata, pelo que o Conselho vigente assegura o seu funcionamento até ao agendamento do respetivo ato eleitoral. 

Nos termos do Regulamento Eleitoral e Referendário da Ordem dos Farmacêuticos, a tomada de posse do novo Bastonário e restantes órgãos nacionais, regionais e Conselhos dos Colégios de Especialidade deverá ocorrer no prazo máximo de 30 dias.