Mundo

Mais um soldado morto no Leste, aumenta para duas baixas

None
Foto EPA

Um segundo soldado ucraniano foi hoje morto em confrontos com os separatistas apoiados pela Rússia no Leste da Ucrânia, anunciou o exército de Kiev.

Em comunicado, o exército ucraniano dá também conta de quatro soldados feridos e hospitalizados e acusa os separatistas da região de Donetsk de 70 violações da trégua em vigor.

Este é o novo balanço, já que anteriormente as forças armadas ucranianas tinham dado conta de um soldado morto, garantindo, no entanto, que "controlam a situação" e "continuam a sua missão de repelir a agressão armada russa".

Estas são as primeiras mortes registadas entre militares ucranianos no último mês, em que se verificou uma escalada da tensão entre Kiev e Moscovo.

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, por seu lado, manteve a sua deslocação a Munique, agendada para hoje, apesar do risco de um ataque russo, tendo pedido na conferência internacional, que envolve países do G7, um calendário claro para uma possível adesão à NATO e uma reunião do Conselho de Segurança das Nações Unidas face à escalada de tensão militar.

A situação no Leste da Ucrânia "está plenamente sob controlo", disse a Presidência ucraniana, sem fazer referência às declarações do Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, que, na sexta-feira, questionou a oportunidade de Volodymyr Zelensky sair do país nas atuais circunstâncias.

Os separatistas pró-russos de Donetsk, que acusam a Ucrânia de querer retomar o controlo da região, qualificam a situação de "crítica" e anunciaram uma mobilização geral.

Os observadores da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa constataram hoje "um aumento espetacular" das violações do cessar-fogo na região.