Mundo

Londres avisa que não poderá retirar os seus cidadãos que estejam na Ucrânia em caso de invasão

None

O Reino Unido não poderá retirar cidadãos britânicos que estejam na Ucrânia caso a Rússia invada aquele país, alertou hoje o secretário de Estado das Forças Armadas, James Heappey.

Em declarações à BBC, o político disse que a Força Aérea Britânica não estará "em condições de entrar" na Ucrânia se isso acontecer, pelo que os cidadãos do Reino Unido na Ucrânia "devem sair agora", enquanto há meios comerciais para o fazerem ou mesmo de carro pelos países vizinhos.

Já esta sexta-feira, o Governo de Boris Johnson pediu que os seus cidadãos na Ucrânia saiam o mais rápido possível.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros também atualizou a sua página de conselhos de viagem para alertar contra qualquer viagem à Ucrânia.

Heappey disse hoje que a recomendação do Governo a esse respeito foi modificada porque a Rússia poderia atacar "sem aviso".

"Agora temos certeza de que os sistemas de artilharia, os sistemas de mísseis (...) estão prontos para permitir que a Rússia lance um ataque sem aviso, um ataque à Ucrânia", afirmou Heappey à BBC.

Também as tropas britânicas que ajudam os ucranianos com treino militar deixarão aquele país durante este fim de semana: "Não haverá tropas na Ucrânia se houver um conflito lá", frisou.