5 Sentidos

‘Novos Talentos’ com “espaço de criação e de afirmação”

None
Foto DR

O Salão Nobre do Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira (CEPAM) foi palco, esta tarde, das apresentações do 3.º CD da Coleção Novos Talentos e da 2.ª edição do Prémio Jovens Talentos.

O Secretário Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, Jorge Carvalho, enalteceu o trabalho do conservatório, que constitui também um "espaço de criação e de afirmação" para os novos talentos que vão surgindo, no âmbito destes projectos.

"Estes jovens talentos dizem-nos que efectivamente é possível concretizar os nossos projectos e os nossos sonhos", frisou o governante.

O guitarrista Francisco Lopes apresentou o CD ‘3/4’. "O título parece não dizer muito, mas está cheio de simbolismo", sublinhou, referindo-se, por exemplo,  às "três guitarras: clássica, popular e com voz; e aos quatro países: Portugal, Espanha, Brasil e França".

"O CD começa de uma maneira mais clássica e acaba de um modo mais popular", referiu o jovem músico, satisfeito pela sua participação. "Enriquecemos um bocadinho a cultura da Madeira com este tipo de projectos", afirmou.

A 2.ª edição do Prémio ‘Jovens Talentos Do Conservatório’, a ter lugar em 2023, será aberta aos alunos que, no ano letivo 2022/2023, terminam o nível secundário no Conservatório e a ex-alunos que tenham concluído o Curso Básico, o Curso Secundário ou o Curso Profissional, até aos 30 anos de idade, na categoria de “Interpretação”, e até aos 35 anos de idade, nas categorias de “Composição” e de “Estudos Musicológicos”.

As inscrições já estão abertas e decorrem até ao dia 28 de Fevereiro.