Madeira

Entrega de prémios do concurso 'Criação do Lema'

Elsa de Freitas, autora
do lema 2.º classificado, com Jorge Carvalho, secretário regional de Educação,
Marco Gomes, director Regional de Educação, e Glória Gonçalves, directora de
Serviços de Educação Especial.
Elsa de Freitas, autora do lema 2.º classificado, com Jorge Carvalho, secretário regional de Educação, Marco Gomes, director Regional de Educação, e Glória Gonçalves, directora de Serviços de Educação Especial.

No âmbito das iniciativas organizadas pela Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia (SRE), através da Direção Regional de Educação, para assinalar o Dia Internacional (3 de dezembro) e o Dia Nacional (9 de dezembro) da Pessoa com Deficiência, realizou-se, na manhã desta terça-feira, a entrega de prémios do concurso Criação do Lema.

Tal como subjaz a própria denominação, o desafio lançado a todos os cidadãos, individual ou coletivamente, passou por criar um lema – uma ideia expressa por uma frase original ou inédita – que melhor ilustrasse os conceitos de inclusão e equidade, pretendendo-se que o mesmo servisse de mote às iniciativas da SRE que assinalam os dias supracitados.

O lema vencedor, “Face à (in)diferença, faça a diferença”, de Maria Antunes, foi precisamente o que batizou o Encontro, que teve início ontem e termina no final desta tarde, no auditório da Reitoria da Universidade da Madeira, durante o qual promove-se um espaço de reflexão e partilha de pontos de vista sobre Educação Inclusiva enquanto paradigma educacional assente nos princípios dos direitos humanos, que conjuga igualdade e diferença como valores indissociáveis.

“Abraçar as diferenças, diversificar oportunidades” e “Todos somos EU – Especiais e Únicos”, de Elsa de Freitas e de Luís dos Santos, foram os 2.º e 3.º classificados, respetivamente, de entre os 322 lemas apresentados a concurso.

O secretário regional de Educação, Jorge Carvalho, considerou a participação no concurso muito significativa. «Demonstra o quão não se está indiferente à diferença e releva a importância que damos ao processo de formação, de qualificação e, sobretudo, de integração das pessoas que, por qualquer razão, assumem uma diferença, sabendo que não somos iguais, mas dando uma resposta adequada e à medida de cada um. É nisso que acreditamos, é essa a nossa motivação: termos uma Escola capaz e competente.»

Neste último dia do Encontro, realce para as intervenções matinais do Presidente do Conselho Nacional de Educação, Domingos Fernandes, a propósito de “O sentido humano e inclusivo da avaliação pedagógica: algumas reflexões”, e da Diretora do Agrupamento de Escolas de Alcanena, Ana Cohen, sobre “Autonomia e flexibilidade curricular, educação inclusiva: apostar no sucesso”.