5 Sentidos

Já estão abertas as inscrições para o prémio ‘Jovens Talentos' de 2023

Apresentação da 2.ª edição acontece, amanhã, no Conservatório e contará com a presença do secretário regional da Educação

Na ocasião será também apresentado o terceiro CD da colecção 'Novos Talentos', interpretado pelo guitarrista Francisco Lopes.
Na ocasião será também apresentado o terceiro CD da colecção 'Novos Talentos', interpretado pelo guitarrista Francisco Lopes.

O secretário regional de Educação, Ciência e Tecnologia, Jorge Carvalho, marcará presença, esta terça-feira (13 de Dezembro), pelas 17 horas, no Salão Nobre do Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira, onde será apresentada a segunda edição do Prémio Jovens Talentos, a ter lugar em 2023.

As inscrições já estão abertas e decorrem até ao dia 28 de Fevereiro.

A iniciativa é aberta aos alunos que, no presente ano lectivo, terminam o nível secundário no Conservatório e a ex-alunos que tenham concluído o Curso Básico, o Curso Secundário ou o Curso Profissional, até aos 30 anos de idade, na categoria de 'Interpretação', e até aos 35 anos de idade, nas categorias de 'Composição' e de 'Estudos Musicológicos'.

Os prémios a atribuir serão os seguintes: na categoria 'Interpretação', o 1.º prémio recebe 1.200 euros e terá a oportunidade de realizar um concerto ou recital; o 2.º prémio recebe 600 eurps e o 3.º prémio 300 euros.

Na categoria 'Composição', o 1.º prémio recebe 1.200 euros e a inclusão da obra em concerto ou recital; o 2.º prémio recebe 600 euros e o 3.º prémio 300 euros.

Na categoria 'Estudos Musicológicos', o 1.º prémio recebe 1.200 euros e terá a oportunidade de realizar uma apresentação pública da conferência ou conferência-recital; o 2.º prémio recebe 600 euros, e o 3.º prémio 300 euros.

O júri poderá ainda atribuir menções honrosas.

A isto acresce que a Orquestra Clássica da Madeira programará um concerto com um dos laureados da categoria 'Interpretação', na Temporada 2023-2024. Na categoria 'Composição', a Orquestra Clássica da Madeira selecionará uma obra orquestral para incluir num dos seus programas.

‘3/4’ é novo volume da colecção ‘Novos Talentos’

Em paralelo com a apresentação do concurso acontece a apresentação do terceiro CD da colecção 'Novos Talentos', protagonizada por antigos alunos do CEPAM.

Após a edição de dois CD — o álbum ‘Home’, com a guitarrista Rebeca Oliveira, e o disco ‘Idílio’, com a cantora Carolina João —, este terceiro disco intitula-se ‘3/4’ e é interpretado pelo guitarrista Francisco Lopes.

Na prática, esta colecção visa: "manter uma relação de proximidade com antigos alunos; valorizar o percurso desses ex-alunos e proporcionar-lhes a oportunidade de gravarem um CD na sua terra natal; valorizar o património musical madeirense, pedindo-lhes para incluírem nessas gravações uma ou mais obras históricas de autores madeirenses e divulgar o percurso de antigos alunos.