Madeira

São Vicente destina 8,5 milhões para investimento em Orçamento de 12,4 milhões

None
Foto arquivo

A Câmara Municipal de São Vicente aprovou por unanimidade o Orçamento do município para 2023, no valor de 12,4 milhões de euros, dos quais 8,5 ME destinam-se a investimento, revelou o executivo camarário.

Do total de 12,4 milhões de euros, 8,5 milhões serão alocados em investimento, com destaque para as áreas do saneamento e abastecimento de água (2,152 milhões) e cultura, desporto, receio e lazer (1,538 milhões), de acordo com o executivo camarário, liderado por José António Garcês (PSD/CDS-PP).

Também está previsto um investimento de 386,1 mil euros no setor da educação, 174,7 mil em ação social e 98 mil no ordenamento do território, bem como 278,8 mil na proteção do meio ambiente e conservação da natureza.

Em resposta escrita a perguntas colocadas pela Agência Lusa, a Câmara Municipal esclareceu que o Orçamento para 2023 é 2% inferior ao deste ano, representando uma diminuição de cerca 218 mil euros.

O executivo indicou que vai canalizar 80,6 mil euros para amortização de dívidas a médio e longo prazo e, por outro lado, vai prosseguir as medidas de "alívio" da carga fiscal, com o IMI à taxa mínima de 0,3%, aplicação do IMI familiar, isenção de taxas de construção para jovens até 35 anos e não aplicação da derrama.

O Orçamento da Câmara Municipal de Santana, concelho localizado na costa norte da ilha da Madeira, foi aprovado por unanimidade em reunião do executivo, composto por cinco vereadores do PSD/CDS-PP, coligação que também está em maioria absoluta na Assembleia Municipal, com 12 deputados. Neste órgão têm ainda assento dois deputados da Iniciativa Liberal e um do PS.

José António Garcês lidera o executivo municipal desde 2013, ano em que se desvinculou do PSD e concorreu pelo movimento de cidadãos Unidos Por São Vicente, que venceu as eleições com maioria absoluta, derrotando os social-democratas que governavam o município desde sempre.

Em 2017, foi reeleito para um segundo mandato, novamente com maioria absoluta (79,20%), tendo então contado com o apoio do PSD.

Nas autárquicas de 2021, José António Garcês encabeçou a lista da coligação PSD/CDS-PP e voltou a ganhar com maioria absoluta (70,48%), numas eleições em que a Iniciativa Liberal ficou em segundo lugar (12,4%) e o PS em terceiro (9,30%).

O concelho de São Vicente é composto por três freguesias -- São Vicente, Ponta Delgada e Boaventura -- e tem 4.865 habitantes (Censos de 2021), que se dedicam essencialmente à agricultura, ao pequeno comércio e ao setor do turismo.