Madeira

Tome nota da agenda desta segunda-feira, 28 de Novembro

Descubra os acontecimentos que marcam a actualidade regional desta segunda-feira, Dia do Planeta Vermelho e Dia da 'Cyber Monday'

None

Confira os eventos que marcam o tricentésimo trigésimo segundo dia do ano. Faltam 33 dias para o termo de 2022

EVENTOS REGIONAIS:

9h30 - Abertura do IX Colóquio Internacional ‘Olhares Sobre o Envelhecimento’, com a presença de Pedro Calado, na Reitoria da Universidade da Madeira, no Colégio dos Jesuítas, no Funchal;

9h30 -  Iniciativa Política do Juntos Pelo Povo, na Assembleia Legislativa Madeira;

10h00 - Sindicato Democrático dos Professores da Madeira realiza uma audiência com o CDS-PP;

10h30 - PS realiza uma conferência de imprensa, na rua Dr. Fernão de Ornelas (junto ao Largo do Phelps), no Funchal;

11h00 -  Reunião e ordem de trabalhos da CI sobre 'As falhas na operacionalização da linha de crédito às empresas da RAM afetadas pelo surto do novo coronavírus (COVID-19)', na Assembleia Legislativa da Madeira;

11h45 - Cerimónia do Dia da Unidade e de Rendição do Comandante do Aeródromo de Manobra Aérea Nº. 3, presidida por Ireneu Cabral Barreto e com a presença de José Manuel Rodrigues, no Porto Santo;

12h00 - Apresentação de jogos oficiais da Seleção Nacional Feminina de Ténis de Mesa, com a presença de Cristina Pedra, no Salão Nobre da Câmara Municipal do Funchal;

12h00 - PSD-Madeira promove uma reunião com o Conselho de Administração do SESARAM, nas instalações do SESARAM, Hospital. Dr. Nélio Mendonça;

15h00 - Conferência subordinada ao tema 'Uma reforma fiscal para o século XXI', prganizado pela secção regional da Madeira da Associação Fiscal, com a presença de Pedro Calado, no Pestana Casino Park Hotel, no Funchal;

16h00 - José Manuel Rodrigues, recebe em audiência, os membros do Conselho de Fiscalização do Sistema de Informações da República Portuguesa, presidido pela Dra. Constança Urbano de Sousa, na Assembleia Legislativa da Madeira;

16h30 - 6.ª Comissão Especializada Permanente de Educação, Desporto e Cultura, na Assembleia Legislativa da Madeira;

19h00 - Conselho Médico da RAM da Ordem dos Médicos, com a cerimónia de entrega de Medalhas comemorativas aos Médicos que completaram 50 e 25 anos de inscrição nesta Ordem e ainda uma homenagem de reconhecimento a três médicos pelo contributo prestado ao Serviço Regional de Saúde da Madeira. Vão marcar presença Miguel Guimarães , Alexandre Lourenço e várias entidades regionais.

19h00 - Jogo do Mundial 2022: Portugal - Uruguai, com transmissão e diversão garantida na 'Fun Zone', no Jardim Municipal do Funchal;

EFEMÉRIDES:

1520 - O navegador português Fernão de Magalhães atinge o oceano Pacífico.

1757 - Nasce o escritor e artista plástico britânico William Blake, autor de "O Livro de Urizen".

1820 - Nasce Friedrich Engels, filósofo alemão, autor do "Manifesto do Partido Comunista", com Karl Marx, de "Origem da Propriedade, da Família e do Estado" e "Do Socialismo Utópico ao Socialismo Científico".

1907 - Fundação do Leixões Sport Club.

1917 - Grande Guerra de 1914-1918. Combate de Negomano em Moçambique. Confronto das forças alemãs com o Corpo Expedicionário Português causa a morte de 19 soldados europeus e 208 africanos.

1919 - Nancy Astor é a primeira mulher eleita para o Parlamento britânico.

1942 - É fundado o jornal oficial do Sport Lisboa e Benfica.

1943 - Winston Churchill, primeiro ministro do Reino Unido, Frank Delano Roosevelt, Presidente dos Estados Unidos e José Estaline, líder da União Soviética, definem na Conferência de Teerão, os planos finais da luta contra a Alemanha nazi.

1944 - Portugal e os EUA redefinem o acordo para a utilização militar dos Açores.

1954 - Morre, com 53 anos, o físico italiano Enrico Fermi, Prémio Nobel de Física em 1938.

1973 - A Cimeira Árabe, em Argel, discute o embargo petrolífero a Portugal, Rodésia e África do Sul.

1975 - Em Portugal, o VI Governo Provisório promete o direito de reserva aos donos das terras expropriadas.- A Fretilin proclama unilateralmente a independência de Timor-Leste.

1978 - Morre, com 60 anos, o antigo jogador internacional de futebol Fernando Peyroteo.

1986 - Morre a jornalista norte-americana Mary Hemingway, correspondente de guerra, viúva do escritor Ernest Hemingway. Tinha 78 anos.

1988 - A pintura "Arlequim e o Acrobata", de Pablo Picasso, é vendido pela londrina Christie's pelo preço recorde de 20,9 milhões de libras (cerca de 27,5 milhões de euros).

1994 - Os noruegueses rejeitam, em referendo, a adesão à União Europeia.

1999 - A organização separatista basca ETA anuncia o fim unilateral do cessar-fogo, após 438 dias de trégua.

2000 - A Holanda despenaliza a eutanásia.

2001 - Morre, aos 73 anos, o musicólogo português Nuno Barreiros.

2002 - A Federação Portuguesa de Futebol apresenta o novo selecionador nacional, Luís Filipe Scolari, vencedor do Campeonato do Mundo de 2002.       

2003 - UE abre, em Nápoles, as negociações sobre o Tratado Constitucional europeu.

2004 - Jerónimo de Sousa é eleito secretário-geral do PCP no XVII Congresso.

          - Demite-se o ministro da Juventude, Desporto e Reabilitação Henrique Chaves, com críticas ao primeiro-ministro Pedro Santana Lopes.

2005 - Relatório do Departamento de Segurança do Ministério da Educação acusa aumento da violência escolar no ano letivo 2004-05, com mais de 1200 casos registados.

            - Cimeira Euro-Mediterrânica adota o Código de Conduta antiterrorista.

2007 - Morre, aos 68 anos, o angolano Fernando Paiva, que se destacou na luta pela independência de Angola.

2008 - João Rendeiro renuncia ao cargo de presidente do Conselho de Administração do Banco Privado Português (BPP), durante uma reunião de acionistas, anuncia o presidente da assembleia geral do banco em declarações à TSF.

2010 - O site WikiLeaks inicia a publicação de centenas de milhares de documentos do Departamento de Estado, com apreciações privadas e diretas de líderes e governos estrangeiros. Uma parte dos documentos revelados pela Wikileaks provém do sistema SIPRNet (Secret Internet Protocol Router Network), rede destinada a melhorar a partilha das informações entre os diferentes ramos do governo dos Estados Unidos.

          - Morre, aos 84 anos, o ator cómico Leslie Nielsen, estrela de filmes como "Aeroplano" e "Onde para a Polícia?".

2011 - Morre, aos 72 anos, a atriz Hermínia Tojal.

2012 - O golfista Ricardo Santos torna-se no primeiro português a vencer o Sir Henry Cotton Rookie of the Year Award, o Prémio de Estreante do Ano no European Tour em homenagem a Sir Henry Cotton.

2013 - O Governo belga aprova um plano de ação contra a utilização abusiva do mecanismo europeu de destacamento de trabalhadores estrangeiros, tendo o primeiro-ministro dado como exemplo "totalmente inaceitável" portugueses pagos a 2,06 euros à hora.

2014 - Cidadão entrega no Supremo Tribunal de Justiça pedido de 'habeas corpus' para a libertação de José Sócrates.

           - Morre, aos 88 anos, Jack Kyle, antigo jogador de râguebi irlandês, considerado o melhor de todos os tempos pela federação do seu país.

           - Morre João Sant'iago, pintor surrealista. Tinha 96 anos.

2015 - Morre, aos 77 anos, Gerry Byrne, antigo futebolista que se sagrou campeão mundial pela Inglaterra em 1966.

2016 - Os partidos que suportam o Governo no parlamento - PS, Bloco de Esquerda e PCP - aprovam o novo adicional ao IMI (Imposto Municipal sobre Imóveis).

           - Morre, aos 98 anos, Michael 'Jim' Delligatti, empresário que inventou o Big Mac, em 1967, produto da marca McDonald's.

2019 - Morre, aos 63 anos, Pim Verbeek, treinador holandês, antigo selecionador da Coreia do Sul e da Austrália.

2020 - O novo comité central do PCP é eleito no XXI congresso nacional dos comunistas, em Loures, com 98,5% dos votos.

2021 - Morre, com 27 anos, Luís Tavares, capitão da seleção portuguesa de hóquei em campo, jogava pelo Casa Pia.

           - Morre, aos 79 anos, Francis Williams, empresário britânico, fundador da escuderia Williams que compete na Fórmula 1.

PENSAMENTO DO DIA:

Não me venham com conclusões! A única conclusão é morrer Fernando Pessoa/ Álvaro de Campos (1888-1935), poeta português