Madeira

Tome nota da agenda desta quinta-feira, 24 de Novembro

Descubra os acontecimentos que marcam a actualidade regional desta quinta-feira, Dia Nacional da Cultura Científica e Dia Nacional do Aneurisma da Aorta Abdominal

None

Confira os eventos que marcam o tricentésimo vigésimo oitavo dia do ano. Faltam 37 dias para o termo de 2022

EVENTOS REGIONAIS:

9h00 - Reunião Plenária na Assembleia Legislativa da Madeira;

10h00 - Reunião de Câmara Machico, com especial relevância o orçamento para o ano de 2023, no edifício da Autarquia de Machico;

10h45 - Iniciativa Política da CDU sobre políticas de segurança pública, a ter lugar no concelho do Funchal, no Bairro de Santo Amaro, junto à Escola do Tanque;

11h00 - José Manuel Rodrigues, recebe, em audiência, a Embaixadora da República da Polónia em Portugal, Joanna Maria Pilecka, na Assembleia Legislativa da Madeira;

11h00 - Miguel Albuquerque visita o Hotel Monte Carlo, unidade hoteleira propriedade da sociedade Carlo Gouveia & Morais, Lda, na Calçada da Saúde nº 10, no Funchal;

11h15 - Iniciativa Política da CDU sobre políticas de segurança pública, a ter lugar no concelho do Funchal, no Bairro da Nazaré (junto à Biblioteca Municipal), no Funchal;

11h30 - Reunião Extraordinária da Câmara Municipal de Santa Cruz, no Salão Nobre do Edifício Sede da Autarquia;

12h00 às 18h00 - Exercício de Fogos Reais do Regimento de Guarnição n.º3, no Farol da Ponta do Pargo;

14h00 - Sessão de Abertura da 27.ª edição de 'A Química é Divertida', com a presença de Jorge Carvalho, nos Laboratórios da Universidade da Madeira, no Campus da Penteada;

14h30 - O Sindicato Democrático dos Professores da Madeira (SDPM) tem uma audiência com o grupo parlamentar da JPP, na Assembleia Legislativa da Madeira;

15h30 - Sessão comemorativa do 82.º aniversário do Mercado dos Lavradores, com a presença de Cristina Pedra, na Praça Central do Mercado;

17h00 - Sessão de encerramento do Cisco Tech Event Madeira, iniciativa promovida pela Cisco Portugal, em colaboração com a MC – Computadores S.A, e que contará com uma intervenção de Miguel Albuquerque, no Hotel Next, no Funchal;

18h00 - Lançamento do Livro 'Ilha da Madeira 300 árvores' de Raimundo Quintal, com apresentado de Maria Eugénia Moreira, e  com a presença de Eduardo Jesus, na Quinta Magnólia;

18h00 - Assembleia - Geral Ordinária do Club Sports Marítimo, no Complexo Desportivo do Marítimo, em Santo António, Funchal;

18h30 - Evento literário, onde será feita a presentação da obra 'Nunca Pares - Um Caminho para o nosso interior', da autoria de Emanuel Mendes, na sede do Sindicato dos Professores da Madeira, na Calçada da Cabouqueira, no Funchal;

18h30 - Cerimónia de apresentação da marca 'Artesanato da Madeira' e entrega de prémios da 1.ª edição do Prémio de Valorização do Artesanato, com a presença de Miguel Albuquerque, no Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira, no Funchal;

19h00 -  Sessão solene do 96.º Aniversário Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários Madeirenses e sessão da Formatura Geral/Atribuição de Condecoração da LBP e Compromisso de Honra, com a presença de José Manuel Rodrigues, no Funchal;

21h00 - 1.ª sessão do espetáculo 'A Cantora Careca', no Centro Cultural John dos Passos, na Ponta do Sol;

21h30 - Concerto Orquestra Clássica da Madeira, no Belmond Reid’s Palace, no Funchal;

Banco Alimentar da Madeira inicia a campanha 'Ajuda Vale', nos supermercados do Pingo Doce

Estreia o Christmas Market, no Forum Madeira;

EFEMÉRIDES:

1645 - Em Portugal, são criados os Terços Auxiliares ou Regimentos de Milícias.   

1807 - Primeiras invasões francesas. Abrantes é conquistada pelas forças de Junot.   

1859 - É publicada "A Origem das Espécies", de Charles Darwin. 

1942 - II Guerra Mundial. O Exército Vermelho impõe pesadas baixas às tropas alemãs de Adolf Hitler, na batalha de Estalinegrado.   

1947 - O Congresso dos EUA cita dez argumentistas, produtores e realizadores de Hollywood, por estes se recusarem a responder à Comissão das Atividades Antiamericanas, do senador Joseph McCarthy. Agrava-se o clima de "caça às bruxas".   

1963 - Lee Harvey Oswald, acusado do assassínio do Presidente norte-americano, John F. Kennedy, é abatido a tiro.   

1973 - Reunião do Movimento dos Capitães na Parede. Às reivindicações militares juntam-se, pela primeira vez, dois novos objetivos: o derrube do regime e a realização de eleições livres.   

1974 - Guerra Fria. O Presidente norte-americano, Gerald Ford, e o líder soviético, Leonid Brejnev, reúnem-se em Vladivostock, para discutirem a limitação de armas nucleares.   

1975 - É fundada a Confederação dos Agricultores de Portugal.   

1976 - Portugal passa a integrar o conjunto de estados membros do Conselho da Europa.      

1987 - Os Estados Unidos e a União Soviética acordam a eliminação de mil mísseis nucleares de curto e médio alcance. 

1990 - Morre, aos 61 anos, Michel Giacometti, etnólogo corso que chega a Portugal em 1959 por motivos de saúde. Funda os Arquivos Sonoros Portugueses em 1960 e nas décadas seguintes dedica-se à gravação e criação de um arquivo sonoro da música regional portuguesa.

1991 - Morre, com 45 anos, o vocalista da banda Queen, Freddie Mercury.

1993 - Em Liverpool, no Reino Unido, dois rapazes de 11 anos, acusados do rapto e assassínio de uma criança de dois, são condenados a prisão por "tempo ilimitado".   

1997 - Primeira fase da privatização da Brisa.   

1998 - A Coroa britânica põe fim aos direitos hereditários de participação na Câmara dos Lordes de 759 membros da aristocracia.

2001 - As forças da Aliança do Norte tomam a cidade de Kunduz, no norte do Afeganistão.   

2002 - O Conselho de Segurança da ONU aceita a proposta da Comissão Conjunta para rever as sanções impostas à UNITA.   

2004 - Na Ucrânia, é anunciada a vitória eleitoral do primeiro-ministro Viktor Ianukovich. Intensificam-se as manifestações de protesto em Kiev.   

2005 - É aprovado o Plano Tecnológico, com o objetivo de dinamizar a investigação científica, a inovação e os níveis de qualificação dos cidadãos portugueses.   

2006 - Morrem César Oliveira, 34 anos, jornalista do Record, Maria José Margarido, jornalista do Diário de Notícias, André Romeiras, 28 anos, jornalista do Record e Cláudia Magalhães, 33 anos, diretora de comunicação da Agência Parceiros de Comunicação, na região chilena de Coihaique, na sequência da queda de uma avioneta. No desastre perdem ainda a vida o piloto do bimotor, Willy Stone, de 47 anos, e uma funcionária sua, de nome Verónica Poblete.

          - Morre, com 85 anos, Robert McFerrin, cantor de ópera norte-americano, o primeiro negro a apresentar-se como solista na Metropolitan Opera de Nova Iorque.

2007 - Um soldado português em missão no Afeganistão morre num acidente rodoviário com um blindado durante uma patrulha noturna nos arredores de Cabul.

           - Milhares de pessoas protestam nas ruas contra a política antiterrorista do primeiro-ministro espanhol José Luís Zapatero, que passa pelo diálogo com a ETA, numa manifestação convocada pela Associação das Vítimas do Terrorismo.

2008 - A justiça espanhola acusa o alegado líder militar da ETA Miguel de Garikoitz Aspiazu Rubina, "Txeroki", detido em França, de ter ordenado o atentado no aeroporto de Madrid, a 30 de dezembro de 2004.

2010 - Greve geral junta novamente as duas centrais sindicais (CGTP e UGT), 22 anos depois. Em causa, as medidas de austeridade aprovadas no âmbito do PEC III e do Orçamento do Estado.

2011 - CGTP e UGT juntam-se para um dia de greve geral contra as medidas de austeridades do Governo.

2012 - A Associação Internacional de Federações de Atletismo anuncia o recordista mundial dos 100 e 200 metros, Usain Bolt, como Atleta do Ano pela quarta vez, feito inédito desde que o premio foi criado, em 1988.

2013 - As grandes potências mundiais chegam a acordo com o Irão, que se compromete a não enriquecer urânio acima de 5% durante seis meses em troca do alívio de sanções.

           - Na Ucrânia, começam as grandes manifestações contra a decisão do governo de não assinar um acordo com a União Europeia e reforçar as relações com a Rússia. É o início de um longo conflito, que se tornará também militar.

2014 - Decretada prisão preventiva ao ex-primeiro ministro José Sócrates, ao seu motorista João Perna e ao empresário Carlos Santos Silva por suspeitas de crime económicos. Ao advogado Gonçalo Trindade Ferreira, o juiz determinou a proibição de contactos com os restantes arguidos, de se ausentar para o estrangeiro, com a obrigação de entregar o passaporte, e de se apresentar semanalmente no DCIAP.

2015 - Pelo menos 14 pessoas morrem na explosão de um autocarro da guarda presidencial no centro da capital da Tunísia. A Presidência da Tunísia anuncia a instauração do estado de emergência no país e a imposição do recolher obrigatório na área metropolitana de Tunes. 

           - António Costa, secretário-geral do PS, é indigitado como primeiro-ministro pelo Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva.

2016 - O Presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, e o líder da guerrilha das FARC, Rodrigo Londoño, assinam em Bogotá um novo acordo de paz destinado a terminar com mais de meio século de hostilidades. 

2017 - Emmerson Mnangagwa toma posse como presidente provisório do Zimbabué, em substituição de Robert Mugabe que apresentou a demissão na sequência de um golpe de Estado militar.

         - Morre, aos 87 anos, em Lisboa, Clotilde Rosa, pioneira da música contemporânea em Portugal.

         - Morre, aos 93 anos, José Araújo, antigo atleta e primeiro especialista português nos 3.000 metros obstáculos e sócio de mérito da Federação Portuguesa de Atletismo.

2018 - Morre, aos 87 anos, Álvaro Malta, cantor lírico que contracenou em 1958, no Teatro Nacional de S. Carlos, com Maria Callas.

2020 - O novo Governo Regional dos Açores, que integra PSD, CDS-PP e PPM e é presidido pelo social-democrata José Manuel Bolieiro, toma posse perante a Assembleia Legislativa da região, na cidade da Horta.

            - Morre, aos 82 anos, Mamadou "Baba" Tandja, Presidente do Níger (1999-2010).

            - Morre, aos 85 anos, Maria José Costa Félix, jornalista e escritora.

            - Morre, aos 83 anos, Idalina Sá da Costa, editora, fundou com o marido, em 1984, as Edições João Sá da Costa.

            - Morre, aos 91 anos, José Bastos, antigo guarda-redes do Benfica.

            - Morre, aos 54 anos, Paolo Gabriele, ex-mordomo do Papa emérito Bento XVI, protagonista do primeiro "Vatileaks", a confiscação de documentos confidenciais, depois publicados num livro.

2021 - Morre, com 80 anos, o ator António Marques, ator.         

           - Morre, com 80 anos, Mário Machado, antigo internacional de basquetebol, jogou no FC Porto, SL Benfica e nos moçambicanos do Ferroviário de Lourenço Marques.

PENSAMENTO DO DIA:

Em cada obra de génio reconhecemos os nossos próprios pensamentos rejeitados, que regressam a nós com certa majestade alienada Ralph Waldo Emerson (1807-1882), filósofo norte-americano