Madeira

Tome nota da agenda para esta sexta-feira, 25 de Novembro

Hoje assinala-se Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres

None

O Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres assinala-se anualmente a 25 de Novembro. Esta data foi instituída pela Resolução 52/134 da ONU. O seu propósito é alertar para a violência física, psicológica, sexual e social que atinge as mulheres.

Por cá, a Secretária Regional de Inclusão Social e Cidadania associa-se a um conjunto de iniciativas para alertar para este flagelo.

Inclusão assinala Dia da Eliminação da Violência contra as Mulheres

Como forma de assinalar o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres, a Secretária Regional de Inclusão Social e Cidadania associa-se a um conjunto de iniciativas, esta sexta-feira, 25 de Novembro.

Ainda neste contexto, a UMAR Madeira promove conferência de imprensa, pelas 14h30, para assinalar a efeméride.

Saiba que outras iniciativas estão agendadas para hoje:

09h00 Conferência ‘Madeira na Rota do Investimento Imobiliário’ junta, no Savoy Palace, decisores políticos regionais e nacionais, autarquias, entidades públicas do ramo, investidores, consultores, promotores e profissionais do domínio imobiliário, a personalidades internacionais ligadas ao sector imobiliário para debater o estado do mercado e o potencial da Madeira, enquanto destino de investimento imobiliário.

09h00 Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos do Caniço recebe o Encontro 'Partilha de práticas inclusivas nas escolas de Santa Cruz: oportunidades e desafios. Esta iniciativa da Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, através do Centro de Recursos Educativos Especializados de Santa Cruz, da Direcção Regional de Educação, insere-se no programa de actividades que assinala o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, comemorado a 3 de Dezembro.

09h30 XV Seminário Regional Eco-Escolas, com a presença da secretária Susana Prada, no Museu de Imprensa da Madeira, em Câmara de Lobos.

09h50/11h20 Acção de sensibilização Ética na Vida e no Desporto, com a presença de Francisco Fernandes e João Rodrigues, Escola Básica e Secundária D.ª Lucinda Andrade, em S. Vicente.

10h00 O Grupo Parlamentar do Partido Socialista promove uma conferência de imprensa, junto ao Hospital Dr. Nélio Mendonça. A iniciativa terá como porta-voz o presidente do partido, Sérgio Gonçalves.

10h30 A CDU promove uma iniciativa política na Estrada dos Marmeleiros, no inicio da descida do antigo Bairro da Penha de França, na freguesia do Imaculado Coração de Maria.

11h00 CDS-PP promove conferência de imprensa com a presença dos deputados António Lopes da Fonseca e Ana Cristina Monteiro, na Assembleia Regional.

11h30 O presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, desloca-se ao Arco da Calheta, onde a autarquia local concluiu a obra de beneficiação da Estrada do Arco da Calheta, com a pavimentação e lançamento de novas redes e modernização das existentes.

15h30 Conselho Geral da Cáritas Portuguesa reúne-se no Hospício da Princesa D. Amélia. Estarão presentes D. José Traquina, presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana, a presidente da Cáritas Portuguesa, Rita Valadas e o presidente da Cáritas do Funchal, Duarte Pacheco.

16h00 Lançamento do Caderno N.º 8, do Volume II, da Coleção ‘O Trilho’, do Núcleo Museológico de Arte Popular - Grupo de Folclore e Etnográfico da Boa Nova, no Auditório do Centro Cívico de Santa Maria Maior.

17h30 O Congresso de Folclore, com o tema Folclore das ilhas ‘Tradição e contemporaneidade’, realiza-se nos dias 25 e 26 de Novembro. A AFERAM - Associação de Folclore e Etnografia da Região Autónoma da Madeira reúne vários especialistas na Escola Agrícola de São Vicente para debater o Folclore na actualidade.

18h00 Conferência ‘25NOV'75 - Consolidação da Democracia em Portugal’, com a intervenção de José Manuel Fernandes, José Milhazes e Alberto João Jardim, no Museu de Imprensa da Madeira". O moderador será Ricardo Vieira.

18h00 O Concelho Geral da Cáritas Portuguesa ocorrerá, pela primeira vez, na Diocese do Funchal. A iniciativa é organizada pela  Cáritas Portuguesa em parceria com a Cáritas do  Funchal e a Diocese do Funchal. Pedro Calado participa na abertura do Conselho Geral da Cáritas Portuguesa, na Igreja do Colégio. À mesma hora, decorre a conferência ‘A Importância das Organizações Sociais’, inserida na reunião do Conselho Geral da Cárita Portuguesa, no Colégio dos Jesuítas.

18h00 Abertura da exposição 'meio-isso' de Carolina Marcos Caldeira, que reabre também a Galeria Anona e a nova temporada deste espaço, sito à Rua dos Netos, no Funchal.

19h00 Concerto do Quarteto Pedro Marques, no Museu Henrique e Francisco Franco, no âmbito do ciclo Música nos Museus

21h00 Estreia da comédia ‘O Natal da Família Addams’, no Casino da Madeira

21h00 Concerto Orquestra de Bandolins da Madeira, no Salão Nobre da Assembleia Legislativa da Madeira.

21h00 Apresentação da performance ‘Missed em Abîme’, de Rogério Nuno Costa, no auditório do MUDAS.Museu.