Madeira

Tome nota da agenda deste sábado, 19 de Novembro

Descubra os acontecimentos que marcam a actualidade regional deste sábado, Dia Mundial dos Pobres, Dia Mundial das Instalações Sanitárias e Dia Internacional do Homem

None

Confira os eventos que marcam o tricentésimo vigésimo terceiro dia do ano. Faltam 42 dias para o termo de 2022

EVENTOS REGIONAIS:

9h00 às 13h00 - Conferência 'Desafios do Cuidado á Pessoa em situação de Fragilidade', Hotel Four Views Monumental (Lido);

9h30 - CDS-PP  realiza conferência de imprensa Formação Autárquica – 'Análise de um Orçamento e Plano de Actividades' com a presença de Rui Barreto e Gonçalo Pimenta, no Castanheiro Boutique Hotel;

10h00 - PS-Madeira promove a  Reunião da Comissão Regional, na sala multiusos do Fórum Machico;

12h00 - Apresentação do projecto de Reformulação do Nó da Cancela, com a presença de Miguel Albuquerque;

12h30 - CDU realiza uma iniciativa regional intitulada 'É possível viver melhor na nossa terra', no espaço onde funcionou o INATEL - Santo da Serra;

13h00 às 20h00 - 50 anos do grupo Pestana:
                  13h00 – Almoço com Dionísio Pestana, no Pestana Churchil Bay, em Câmara de Lobos;
               19h00 – Momento de registo dos 50 anos do Grupo, Pestana Carlton Hotel Madeira - Funchal;
               20h00 – Festa no Pestana Casino Park Hotel, com a presença de Miguel Albuquerque;

14h30 - Pedro Calado, acompanha a visita encenada 'Prazer em conhecer, Baltazar', dedicada à comunidade surda. Além da visita, será promovida, no final, uma reunião informal com vista à atribuição de um nome gestual ao Teatro Municipal Baltazar Dias.

15h00 - Jogo da Liga Masculina de Basquetebol: CAB vs Esgueira, no Pavilhão do CAB;    

15h30 - Jogo da Taça da Liga de Futebol: Nacional vs Portimonense, no Estádio da Madeira;

16h30 - Concerto de homenagem a Santa Cecília, do Coro Infantil do Conservatório, e comemoração do 35.º aniversário deste Coro, na Igreja do Colégio – S. João Evangelista, no Funchal;

17h00 às 22h00 - Wedding Open Day, no Restaurante Terreiro, no Savoy Palace;

18h00 - Concerto Orquestra Clássica da Madeira, com Astrig Siranossian e o maestro Nabil Sheata, no Centro de Congressos da Madeira;

20h00 - Madeira Fashion Weekend, no Hotel Meliã Madeira Mare;

20h00 - Entrega de Prémios do Atlântico Padel Tour, no Circuito de Padel Social;

21h00 - Concerto Orfeão Madeirense e D'Repente, no Salão Nobre da Assembleia Legislativa da Madeira;

21h00 - II Encontro de Teatro Nacional de Teatro do Clube PT e a Peça 'O Milagre Acontece', com a encenação sob a responsabilidade do Hugo Sovelas, no Centro Cívico do Estreito de Câmara de Lobos;

EFEMÉRIDES:

1807 - Tropas francesas comandadas pelo general Junot entram em Portugal, pela fronteira de Segura. Começam as invasões francesas.

1828 - Morre, com 31 anos, o compositor austríaco Franz Schubert, autor de "A Bela Moleira", "Viagem de Inverno", "A Morte e a Donzela".

1846 - É fundado o Banco de Portugal com o decreto régio que determina a fusão do Banco de Lisboa com a Companhia de Confiança Nacional.

1905 - É inaugurada A Brasileira por um português que esteve emigrado no Brasil, onde enriqueceu com o negócio do café. A Brasileira está classificada desde 1997 como imóvel de interesse público e tem o selo "Lojas com História", atribuído pela Câmara Municipal de Lisboa.

1942 - II Guerra Mundial. Forças soviéticas contra-atacam em Estalinegrado, cercando as tropas alemãs.

1962 - É inaugurado o Centro de Investigação do Instituto Calouste Gulbenkian.

1970 - O Vaticano garante apoio ao plano das Nações Unidas destinado a diminuir a enorme diferença económica entre os países ricos e pobres.

1973 - Admissão da recém-formada República da Guiné-Bissau à OUA (Organização da Unidade Africana) como 42.º estado membro da organização.

1975 - É assinado o Acordo de Madrid, através do qual a Espanha cede o Saara Ocidental a Marrocos e à Mauritânia.

1977 - Um Boeing 727 da TAP despenha-se, ao tentar aterrar no aeroporto de Santa Catarina, no Funchal. Morrem 131 pessoas. É o primeiro e único grande desastre sofrido pela transportadora aérea nacional.

1981 - Portugal adota o Código Europeu de Segurança Social.

1983 - Fortes chuvas provocam inundações na região de Lisboa, causando oito mortos e cerca de um milhar de desalojados.

1984 - O Presidente da China, Li Xianian, termina uma visita oficial a Portugal, a primeira efetuada por um chefe de estado chinês.

1985 - Começa, em Genebra, a primeira cimeira entre o Presidente norte-americano, Ronald Reagan, e o dirigente soviético, Mikhail Gorbachov.

1990 - Inicia-se a Cimeira da Conferência sobre Segurança e Cooperação na Europa, que dá origem à Carta de Paris para uma Nova Europa.

1991 - Barros Moura, Raimundo Narciso e Mário Lino são expulsos do PCP por "atividades fracionárias". O sindicalista José Luís Judas demite-se do partido.

1994 - Termina a XI Cimeira Ibérica com a assinatura dos acordos sobre água, gás natural e cooperação transfronteiriça.

            - Joaquim Chissano vence as primeiras Presidenciais moçambicanas com 53,3% dos votos. Nas legislativas, a Frelimo atinge os 44,3% e a Renamo, 37,7%.

1996 - O Presidente cubano, Fidel Castro, visita o Papa João Paulo II, no Vaticano.

2002 - O petroleiro Prestige parte-se em dois e afunda-se ao largo da Galiza. O derrame de fuel óleo aumenta exponencialmente.

2003 - É inaugurado o Estádio Magalhães Pessoa, em Leiria.

2004 - Termina formalmente o Serviço Militar Obrigatório, embora na prática tivesse terminado a 19 de setembro, data a partir da qual os três ramos das Forças Armadas passaram a contar apenas com voluntários contratados.

2005 - Cimeira Ibérica. Portugal assume conclusão do TGV Lisboa-Madrid até 2013.

2006 - Os Estados Unidos e a Rússia assinam um acordo bilateral que abre caminho à entrada da Rússia na Organização Mundial do Comércio, após mais de dez anos de negociações.

            - A Índia testa com êxito um míssil terra-terra Prithvi-1 capaz de transportar uma ogiva nuclear até uma distância de 250 quilómetros.

2008 - Médicos europeus realizam um transplante de traqueia com tecido do próprio paciente, eliminando a possibilidade de rejeição do órgão.

2009 - O Governo proíbe a cobrança de taxas em operações em ATM e em movimentos com cartões Multibanco.

            - A fragata portuguesa "Álvares Cabral", que se encontra ao largo da Somália, impede um ataque de piratas, numa operação que resultou na identificação de cinco suspeitos, de acordo com o comando da NATO. 

2011 - 110 pessoas são condenadas com penas até 16 anos de prisão no quadro de um mega processo em Milão em que 119 pessoas foram acusadas de pertencer à máfia calabresa, a Ndrangheta.

2012 - O ministro das Finanças, Vítor Gaspar, anuncia que a 'troika' aprovou o desembolso de uma nova tranche de 2,5 mil milhões de euros, a sétima inserida no programa de assistência financeira a Portugal.

          - Os Estados Unidos informam Portugal sobre a ratificação de uma proposta da Força Aérea norte-americana que prevê uma forte redução da presença na base das Lajes, Açores.

2013 - O Fundo Europeu de Estabilidade Financeira aprova o desembolso de 3,7 mil milhões de euros para Portugal, na sequência das oitava e nona revisões do programa de assistência, que o seu diretor acredita que será concluído com êxito.

2014 - Morre Mike Nichols, um dos mais celebrados realizadores de Hollywood. Tinha 83 anos.

2015 - Confirma-se a morte do alegado "cérebro" dos ataques a Paris, que ocorreram no dia 13. O corpo de Abdelhamid Abaaoud é identificado entre os dois mortos na operação policial de dia 17 em Saint-Denis.

2017 - Morre, aos 83 anos, Charles Manson, um dos criminosos mais famosos dos Estados Unidos, líder de uma seita que nos anos 1960 matou várias pessoas.

2018 - Um troço de uma estrada municipal entre Borba e Vila Viçosa colapsa para o interior de duas pedreiras contíguas, provocando cinco mortos.

2019 - Morre, aos 77 anos, José Mário Branco, músico, cantor e produtor.

2020 - Telma Monteiro sagra-se vice-campeã europeia de -57 kg, ao perder na final dos Europeus de judo com a húngara Hedvig Karakas, por ippon, em competição que decorre em Praga.

2021 - Morre, com 87 anos, o advogado António Serra Lopes.

PENSAMENTO DO DIA:

Uma das grandes desvantagens da pressa é que nos faz perder demasiado tempo G. K. Chesterton (1874-1936), escritor britânico.