5 Sentidos

Música Barroca regressa à Igreja do Colégio

Foto Arquivo/Aspress
Foto Arquivo/Aspress

'Afetos do Barroco' é o título de um ciclo de concertos organizado pela  AOCM, resultado de um protocolo entre esta associação e a Secretaria Regional de Turismo e Cultura, através da Direção Regional da Cultura que pretende, além de valorizar o património arquitetónico barroco da Região Autónoma da Madeira, glorificar os órgãos históricos de várias igrejas, recentemente restaurados e enaltecer as especificidades e pormenores que constituem o repertório musical barroco.

Maria Ferreira (soprano), Luís Calhanas (trompete) e Paulo Silva (órgão) serão os protagonistas deste ciclo, cujo último concerto se concretiza já no próximo sábado, 26 de Novembro, pelas 18h00 na Igreja do Colégio, no Funchal. 

A propósito da temática deste concerto, em que serão interpretadas obras de J.S Bach, H. Purcell , C. Seixas, G.F. Händel, G. Caccini e N. Bruhns o trio explica que "a época do Barroco (c. 1600-1750) tem uma riqueza ímpar a nível de variedade estilística e de recursos retórico-musicais. É a música da 'teoria dos afetos', que utiliza e transmite um vocabulário mais pleno de emoções e sensações em relação à época anterior do Renascimento, em que dominava a 'musica reservata'. Há uma relação íntima entre a palavra e a música, justamente uma procura de comunicação artística fiel, completa e de um discurso claro. Igualmente a música instrumental é extremamente variada, recorrendo-se de artifícios cheios de vivacidade ou, ao contrário, criando ambientes de suavidade e reflexão".

No último concerto deste ciclo, em que estão representadas algumas nacionalidades mais relevantes do período barroco, a voz, o trompete e o órgão fundem-se num ambiente demonstrativo da diversidade desse período da história da música, através da variedade das temáticas apresentadas. 

A entrada para o concerto é livre.