5 Sentidos

Concerto de homenagem a Santa Cecília na Igreja do Colégio

None

O Coro Infantil do Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira, Eng.º Luiz Peter Clode, irá protagonizar, no próximo dia 19 de Novembro, um concerto de homenagem a Santa Cecília, na Igreja do Colégio – S. João Evangelista.

Este concerto, seguido de solenização da eucaristia, marcará também a comemoração do 35.º aniversário deste Coro Infantil, dirigido pela maestrina Zélia Gomes.

São 65 crianças que, cantando a 2 e 3 vozes, irão compartilhar os seus talentos com um programa de repertório diversificado de música sacra, abarcando diversos compositores e proporcionando aos ouvintes sentimentos e emoções. No final, o objectivo é deixar nos presentes uma mensagem positiva de esperança, amor e paz, neste momento dedicado a Santa Cecília, a padroeira da música e dos músicos. Agendado para as 16h30, este momento terá início com um breve concerto protagonizado pelo grupo, que terá acompanhamento ao piano por Jorge Vidal, e as vozes acompanharão também toda a celebração eucarística que se seguirá, a partir das 17h00.

Em Portugal, o Dia de Santa Cecília comemora-se a 22 de Novembro. Santa Cecília é uma santa cristã, conhecida como a padroeira dos músicos e da música sacra por constar que, ao morrer, cantou a Deus. Mesmo sem grandes provas biográficas que a relacionem com a música instrumental, desde a Idade Média que a sua iconografia aparece enriquecida com elementos musicais. O Êxtase de Santa Cecília, obra-prima de Rafael para a igreja de São João no Monte, em Bolonha, representa-a com uma mão em um órgão móvel e, a seus pés, vários instrumentos musicais, exemplo que confirma a íntima ligação da mártir romana com a música.