5 Sentidos

Livro 'Ilha da Madeira - 300 Árvores' "é um enorme contributo para a qualificação da Madeira"

Eduardo Jesus destacou a relevância do livro da autoria de Raimundo Quintal que foi hoje apresentado na Quinta Magnólia

None

O Centro Cultural da Quinta Magnólia acolheu, esta tarde, a apresentação do livro 'Ilha da Madeira - 300 Árvores', da autoria de Raimundo Quintal.

Com alguma emoção, o geólogo madeirense afirmou que este livro nasceu de "muito esforço, de muito trabalho solitário e também de muitos avanços e recuos". 

Hoje existem investigações fantásticas no domínio da botânica que nos dizem que ainda sabemos muito pouco sobre esta área. O que sabemos é incomparavelmente menos do que aquilo que falta saber. Por isso, este livro é apenas um contributo que ajuda os madeirenses e os visitantes a olharem com mais sensibilidade para as árvores da nossa terra Raimundo Quintal, geólogo e autor da obra
Este é um livro que faltava à Madeira. Existem várias obras com a sua importância, mas há sempre qualquer coisa que nos convoca para uma reflexão diferente. Estou certo que esta obra deixará esse enorme contributo, de testemunhar o que se sabe, mas acima de tudo abrir portas para o novo conhecimento. Para além disso, é um livro com enorme contributo para a qualificação da Madeira.  Eduardo Jesus, secretário regional de Turismo e Cultura

Durante a sua intervenção, Eduardo Jesus aproveitou ainda para sublinhar o "enorme reconhecimento" que a população madeirense tem para com Raimundo Quintal. "É uma pessoa que tem propriedade naquilo que faz. É alguém com iniciativa em vários campos, seja na investigação, na protecção da Natureza, na intervenção cívica, como também na preocupação social e ambiental", frisou, acrescentando que através do trabalho que o apaixona e motiva é "um exemplo para a sociedade".

"Ilha da Madeira - 300 Árvores” é fruto de quatro décadas de trabalho de campo, de Raimundo Quintal, que identificou e fotografou mais de 3.000 espécies de plantas nos jardins, parques e quintas da Ilha da Madeira.

O livro contém fotografias e informação sobre 270 espécies, 4 sub-espécies, 1 variedade natural, 3 formas naturais, 5 híbridos e 17 cultivares. Esta amostra engloba árvores endémicas da Ilha da Madeira, árvores monumentais, pequenas árvores ou grandes arbustos, palmeiras e plantas arborescentes. Este livro, no entanto, não é um guia dos jardins da Madeira, propõe antes "ser uma lente que poderá ajudar os residentes e os visitantes a ver com sensibilidade as árvores dos jardins, quintas, parques, ruas e praças da Ilha".