5 Sentidos

Sé do Funchal recebe concerto do Estúdio de Música Antiga do Conservatório

None

O Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira, Eng.º Luiz Peter Clode, irá integrar o encerramento da iniciativa ‘A Europa na minha Região’ sob o mote 'Madeira: O nosso jardim de histórias', com a realização de um concerto na Sé do Funchal a convite do Instituto de Desenvolvimento Regional, IP-RAM. O evento, com início agendado para as 18h30 de amanhã vai contar com a actuação do ‘Estúdio de Música Antiga’. 

O ‘Estúdio de Música Antiga’ é uma oferta formativa, orientada pelo professor e cravista Giancarlo Mongelli, que o Conservatório disponibiliza aos seus alunos para a prática da música de conjunto, que tem a particularidade de abordar a interpretação de repertório musical antigo, especialmente o repertório do período barroco, de um ponto de vista historicamente informado, adequando-se às mais recentes tendências em relação à execução desta tipologia de música. Desta forma, esta classe de conjunto, formada no ano letivo de 2019-2020, integra alunos que tocam instrumentos de cordas, de sopro e de teclas, relacionados com a música do séc. XVII e primeira metade do séc. XVIII. O programa deste concerto privilegiará, assim, três grandes compositores deste período: Johann Christoph Pez (1664-1716), George Friedrich Händel (1685 – 1759) e Johann Christian Schieferdecker (1679 - 1732).

Por sua vez, a iniciativa 'A Europa na minha Região' acontece desde 2018 em cerca de 60 regiões de 12 Estados-Membros (Áustria, Bulgária, Alemanha, Grécia, Finlândia, França, Irlanda, Itália, Países Baixos, Portugal, Roménia, Suécia) e tem como pressuposto destacar locais e iniciativas significativas, onde o apoio da União Europeia trouxe mudanças positivas em benefício da comunidade local e contribuiu para o orgulho local.

Assim, e até 24 de Novembro, a Região está a promover iniciativas e actividades no Parque Temático da Madeira, em Santana, e, no Funchal, no Museu de Fotografia – Atelier Vicente’s e na Sé, locais representativos da Madeira que foram recuperados com apoio de fundos europeus.

Este projecto é gerido pela Direcção Geral da Política Regional e Urbana (DG REGIO), entidade responsável pelas políticas da Comissão Europeia relativa às regiões e cidades, em estreita parceria com a Região Autónoma da Madeira, através dos serviços do IDR e dos Beneficiários dos projetos selecionados, onde se inclui a Sé do Funchal, tendo presente o projeto FEDER 'Conservação e Restauro dos Tetos Mudéjares da Sé do Funchal'.