Madeira

Liga Portuguesa Contra o Cancro lança campanha antitabágica

Foto Shutterstock
Foto Shutterstock

O Núcleo Regional da Madeira da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) desenvolve hoje uma iniciativa para assinalar o Dia Nacional do Não Fumador.

Numa nota de imprensa a LPCC madeirense frisa que "a Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que, todos os anos, os produtos de tabaco provocam mais de 8 milhões de mortes" e que, "destas, mais de um milhão de pessoas morrem devido à exposição ao fumo passivo. Adicionalmente, o tabaco é responsável por 25 a 30% dos cancros e por 90% dos casos de cancro do pulmão".

E mais, "segundo a American Cancer Society, a maioria dos indivíduos adquire este hábito durante a adolescência, devido a vários factores, como por exemplo a pressão do grupo e o stress associado às mudanças físicas e psicológicas e a outros desafios da fase em que se encontram".

"Neste sentido, o Núcleo Regional da Madeira da Liga Portuguesa Contra o Cancro desenvolveu a Campanha Antitabágica – Diz Não ao Tabaco. A iniciativa será realizada no âmbito do Dia Nacional do Não Fumador", assinalado hoje, 17 de Novembro, e "destina-se a alunos do ensino secundário. Tem como principais objectivos alertar para o impacto negativo do tabagismo na saúde e informar acerca da consulta de cessação tabágica".

Assim, terá lugar no Liceu Jaime Moniz, pelas 10h00, uma palestra alusiva ao tema, com o objectivo de sensibilizar os jovens, conforme o cartaz anexo a esta notícia.