Madeira

Liga Portuguesa contra o Cancro e ANAFRE assinam protocolo na área da saúde mental

Acordo prevê realização de consultas de Psico-Oncologia, Apoio Social e Prevenção

None

O Núcleo Regional da Madeira da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC-NRM) e a Associação Nacional de Freguesias da Madeira (ANAFRE – Madeira) assinaram um protocolo de cooperação na área da saúde mental, comunitária e social. O objectivo? Realizar consultas de Psico-Oncologia, de Apoio Social e de Prevenção, tendo em vista "aproximar este tipo de cuidados da população e facilitar o seu acesso".

Assim, a LPCC-NRM disponibilizará gratuitamente a sua equipa de técnicos para a realização das consultas, enquanto que as Juntas de Freguesia da RAM concederão espaços adequados para a realização de sessões de psicoterapia individual, casal e/ou grupal, e para o atendimento.

A marcação de Consultas de Psico-Oncologia, de Apoio Social e de Prevenção será da responsabilidade das Juntas de Freguesia da RAM e "deverá ser sempre comunicada com pelo menos uma semana de antecedência ao LPCC-NRM, para que possam ser assegurados os recursos humanos adequados às solicitações efectuadas", explica a Liga em comunicado de imprensa.

O protocolo estabelece ainda que, "sempre que as partes entendam oportuno, sejam levados a cabo projectos conjuntos de ensino, investigação científica, culturais e de promoção da saúde ao nível da população da sua área de acção, existindo disponibilidade das Instituições envolvidas para indicar elementos do seu corpo clínico/docente para participarem nos referidos projectos".