Madeira

Ornitólogos da Madeira indignados por estarem impedidos de participar no Campeonato Nacional

Foto DR/AOM
Foto DR/AOM

A Associação de Ornitologia da Madeira (AOM) está indignada com o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) por causa de uma alegada interpretação antecipada da legislação por parte deste instituto público impedir os ornitólogos da Madeira de participarem no próximo (74.º) Campeonato Nacional de Ornitologia, que irá decorrer nas Caldas da Rainha, de 16 a 18 de Dezembro de 2022.

"Decorreu no passado dia 11 de Novembro, a Assembleia Geral Extraordinária da Associação Ornitológica da Madeira, no auditório da Junta de Freguesia de São Martinho", começa por explicar uma nota de imprensa enviada esta madrugada. "Este plenário contou com uma forte presença dos seus associados, e viu tratados vários pontos de importante interesse, como por exemplo a remodelação total dos Estatutos e Regulamento Interno da instituição".

Além disso, "serviu também de oportunidade para debater assuntos relacionados com o ICNF e IFCN (Instituto de Florestas e Conservação da Natureza, instituto público na Madeira), onde o presidente da Direcção, João Fernandes, teceu críticas à postura avançada por parte do organismo a nível nacional (ICNF). Apesar de, recentemente, ter existido uma deslocação por parte dessa mesma entidade à Região, servindo de formação aos corpos dirigentes e, ainda, os muniu de ferramentas importantes para a adaptação à lei, contudo, esta não bastou para evitar um novo descontentamento geral destes associados e expositores que, a poucos dias da realização do evento, viram recusados os seus pedidos de Registo de Criador, relativos ao decreto-lei 92/2019".

Dito assim, quem não está dentro do assunto não entende, mas é explicado o alcance desta situação: "Este organismo (ICNF) menciona agora que a tutela destes trâmites deverá ser do organismo regional (IFCN), quando ainda não existe uma adaptação à lei da RAM. Esta situação, que já foi contestada pela direcção da AOM ao ICNF, coloca de parte todos os criadores inseridos no registo 92/2019, deixando-os de fora ou sem qualquer hipótese de representar a RAM no Campeonato Nacional que se assinala em Dezembro próximo. Refira-se de que a AOM, há muitos anos a esta parte tem revalidado títulos de Campeões Nacionais e inclusive Mundiais."

João Fernandes, diz ainda que "embora respeitemos todas as imposições legais, e não sendo relevante se as entendemos ou não, a nossa postura foi a de acompanharmos na íntegra as suas implementações (...), foram efectuados até hoje 4 workshops desde Setembro e estão, ainda, programados, até final do ano, outros dois alusivos a esta causa (...), sentimos que o respeito pela modalidade, começa a ser colocado de parte! Esperemos que isto não passe de um mal entendido, e que não destrua todo o trabalho que esta Associação veio a desenvolver, inclusive da cooperação obtida por parte do IFCN (entidade regional). Sinto que este ano, motivado por forças externas, não iremos poder representar a Madeira, no Campeonato Nacional", lamenta.

Refira-se que à semelhança de outras associações de outras regiões do país, esta Associação "prepara-se agora para dar início à montagem do XXII Campeonato de Ornitologia da Madeira, que acontecerá na Escola EB1/PE do Galeão, em São Roque, abrindo ao público nos dias 2, 3 e 4 de Dezembro", conta.