5 Sentidos

Dia Nacional do Mar assinalado no Museu Etnográfico da Madeira

A efeméride será assinalada com a palestra sobre 'Homens do Mar: Bomboteiros e Rapazes da Mergulhança'

None
Foto: ABM

O Museu Etnográfico da Madeira (MEM) assinala, na próxima quarta-feira, o Dia Nacional do Mar com a palestra 'Homens do Mar: Bomboteiros e Rapazes da Mergulhança', que terá como oradora a directora de serviços de Museus e Espaços Culturais, Graça Alves.

A palestra, dirigida ao público em geral, tem entrada livre e início marcado para as 15 horas desta quarta-feira, dia 16 de Novembro.

O Museu Etnográfico possui um espaço da sua exposição permanente dedicado ao tema da pesca, representando o mar enquanto importante fonte de alimento e elemento gerador de emprego, contribuindo para o desenvolvimento económico da Região. Algumas profissões foram extintas, permanecendo apenas na memória, fazendo parte da História Económica e Social da Região.

Sobre a palestra de quarta-feira, Graça Alves explica: “À volta do porto do Funchal, surgem personagens que fazem do mar e do movimento dos navios a sua principal fonte de subsistência. De entre as muitas atividades que se organizam à volta das chegadas e das partidas dos barcos que trazem o mundo à(s) ilha(s), destacamos o 'bombote' e a 'mergulhança', pela importância que tiveram na sobrevivência das gentes ribeirinhas e pela poesia que tais ofícios envolvem.”