Madeira

Museu da Baleia da Madeira assinala Dia Nacional do Mar

None
Foto Facebook - Museu da Baleia da Madeira

O Museu da Baleia da Madeira (MBM) – Município de Machico associa-se às comemorações do Dia Nacional do Mar, que se celebra esta quarta-feira, com iniciativas alinhadas com a sua missão e valores, programadas entre 16 e 23 de Novembro.

No dia 16, pelas 9h30, realizar-se-á a acção de educação ambiental 'Ajude a virar a Maré', que consiste na limpeza das praias da Ribeira de Natal e vila do Caniçal. A actividade é precedida de uma breve sensibilização, feita pela professora Lucília Sousa. Os resíduos recolhidos serão posteriormente alvo de análise, separados por materiais e pesados. A actividade é desenvolvida em parceria com a Escola Básica com Pré-escolar e Creche do Caniçal.

No dia 19, pelas 15 horas, há a actividade 'Behind the scenes', que consiste em abrir ao público as áreas técnico-científicas, habitualmente reservadas aos trabalhadores, bem como abordar o trabalho da unidade de ciência desenvolvido na Instituição. Esta iniciativa inicia-se com a apresentação dos projectos científicos em curso: Meta, Marcet, e MPA4sustainability, no auditório, que pretende dar a conhecer o importante papel que o MBM tem tido no conhecimento do meio marinho e dos cetáceos em particular, no arquipélago da Madeira. A atcividade termina com uma visita à secção de anatomia, da sala dos cetáceos, onde é possível observar algumas estruturas ósseas, crânios e esqueletos de animais arrojados na Madeira. A participação nesta iniciativa está sujeita a inscrição prévia e tem lotação limitada. As inscrições decorrem até dia 17, no seguinte link: https://forms.gle/KQQrraVXfpznFUbi8.

Ainda no dia 19, por ser o terceiro sábado do mês, os residentes na Madeira podem visitar as exposições permanentes do MBM, usufruindo de 50% de desconto no bilhete de entrada, não sendo possível acumular esta promoção com outros descontos.

Para finalizar, no dia 23, o Museu acolherá a apresentação do livro 'Marfim & Scrimshaw - Manuel Cunha', de Edward Kassab, numa versão direccionada ao público escolar. A obra homenageia o artista Manuel de Paiva e Cunha, dando a conhecer o seu trabalho realizado em marfim e no qual se inclui a gravação em dente de cachalote.