Mundo

Bloco prepara declaração que condena com firmeza invasão russa da Ucrânia

None
Foto EPA

Os líderes das maiores economias mundiais (G20) estão próximos da aprovação de uma declaração que denuncia a invasão russa que devastou a Ucrânia e afetou a economia global, podendo obter aprovação da China e Índia, indicou hoje a AP.

De acordo com a agência noticiosa norte-americana Associated Press (AP), o Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e o seu homólogo ucraniano, Volodymyr Zelensky, exerceram hoje uma forte pressão sobre os países participantes para que seja emitida uma forte condenação às ameaças nucleares da Rússia e ao embargo aos produtos alimentares, e que poderá contar com o apoio de Pequim, que tem recusado censurar Moscovo até ao momento, e da Índia, um importante cliente do armamento russo.

As discussões e um possível voto vão ainda prosseguir na quarta-feira, último dia da cimeira, e quando um projeto de declaração do G20 se associa à condenação das Nações Unidas à guerra da Rússia na Ucrânia, apesar das diversas perspetivas entre os seus membros, segundo prossegue a AP.

A cautelosa redação da declaração é um reflexo das tensões que prevalecem no encontro, que inclui dirigentes da Rússia e da China, e os desafios enfrentados pelos Estados Unidos e aliados na tentativa de isolarem o Governo do Presidente russo, Vladimir Putin. Alguns países parecem também pretender evitar envolver-se nos antagonismos entre as maiores potências.

No entanto, e caso seja aprovada na sua atual forma, a declaração constituirá uma forte crítica a uma guerra que já provocou milhares de mortos e feridos e milhões de refugiados e deslocados, para além de ter agravado as tensões em termos de segurança global e perturbado a economia global.

Caso se concretize, indica a AP, constituirá um marco significativo desde que a China e a Índia se abstiveram de condenar a invasão russa na resolução da ONU de março passado.

O projeto de declaração avançado pela AP "lamenta nos seus mais fortes termos a agressão da Federação Russa" e "solicita a sua completa e total retirada do território da Ucrânia".

O texto do G20 assinala que existem diferentes perspetivas sobre a situação e as sanções contra a Rússia, sublinhando que o bloco não é o fórum vocacionado para a resolução de questões de segurança.

O conselheiro para a Segurança Nacional dos Estados Unidos, Jake Sullivan, criticou os mais recentes ataques russos na Ucrânia, que hoje atingiram infraestruturas energéticas em diversas cidades, enquanto o ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Serguei Lavrov, que dirigiu a delegação russa à Indonésia em substituição de Putin, denunciou as pressões da administração de Joe Biden para condenar Moscovo.

"Todos os problemas estão do lado ucraniano que se recusa categoricamente a manter quaisquer conversações e apresenta condições obviamente irrealistas e inadequadas a esta situação", disse Lavrov antes de abandonar Bali, sendo substituído na reunião pelo ministro das Finanças, Anton Siluanov.

Outros dos problemas para a economia global nos dois últimos anos foi a pandemia da doença covid-19, e que voltou a ser acentuada após o regresso apressado ao seu país do primeiro-ministro cambojano, Hun Sem, que testou positivo.

Na sua intervenção por videoconferência durante esta reunião do G20, Zelensky reiterou as dez condições para o fim do conflito, incluindo a total retirada das tropas russas e o total controlo ucraniano sobre o seu território.

"A Ucrânia não apenas deve concluir compromissos de acordo com a sua consciência, soberania, território e independência", disse o chefe de Estado ucraniano.

"A Ucrânia sempre liderou os esforços de manutenção da paz, e o mundo testemunhou-o. E se a Rússia diz que pretende supostamente terminar com esta guerra, que o prove com ações", acrescentou.

A ofensiva militar lançada a 24 de fevereiro pela Rússia na Ucrânia causou já a fuga de mais de 13 milhões de pessoas -- mais de seis milhões de deslocados internos e mais de 7,8 milhões para países europeus --, de acordo com os mais recentes dados da ONU, que classifica esta crise de refugiados como a pior na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

A invasão russa -- justificada pelo Presidente russo, Vladimir Putin, com a necessidade de "desnazificar" e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia -- foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que tem respondido com envio de armamento para a Ucrânia e imposição à Rússia de sanções políticas e económicas.

A ONU apresentou como confirmados desde o início da guerra 6.557 civis mortos e 10.074 feridos, sublinhando que estes números estão muito aquém dos reais.