A Guerra Mundo

Zelensky prevê novos ataques massivos russos e prepara-se para responder

None

O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, assegurou hoje que a Rússia está a concentrar forças e meios para "uma possível repetição" dos ataques massivos às infraestruturas ucranianas, mas garantiu que o país está a preparar-se para responder.

"Estamos a prepara-nos para responder", disse Zelensky, no seu habitual discurso transmitido nas redes, assegurando que os russos usaram drones de ataque iranianos novamente hoje e, embora alguns tenham sido abatidos, outros acertaram nos alvo.

A utilização de drones iranianos foi referida hoje na conversa que a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, teve com o Presidente ucraniano, que afirmou que o mundo inteiro tem de saber que o regime iraniano ajuda a Rússia a prolongar a guerra.

"Se não fosse o fornecimento iraniano de armas ao agressor, estaríamos agora mais perto da paz", disse.

Zelensky afirmou igualmente que "nenhum porta-aviões Kalibr" entrou em combate no Mar Negro, o que é um "resultado significativo" das forças ucranianas.

O presidente ucraniano também comentou que os "ataques russos ferozes" continuam na região de Donetsk, onde a Rússia sofre "graves perdas", mas apesar disso "continua a levar os seus soldados e mercenários mobilizados para a morte".