Orçamento Regional Madeira

Governo Regional empurra para 2023 apoio para mitigar subida dos juros na habitação

Foto Hélder Santos
Foto Hélder Santos

O Governo Regional da Madeira conta apresentar, "nos primeiros meses do próximo ano", uma medida de apoio às famílias mais afectadas pela subida das taxas de juros nos contratos de crédito à habitação. A informação foi avançada pelo secretário regional das Finanças, no final da sessão de apresentação da proposta de Orçamento para 2023, que decorreu esta tarde, no salão nobre do Governo Regional.

"O Governo Regional tem uma medida dessa natureza em estudo. Está inserida dentro do pacote de medidas no sector da habitação e que, certamente, a seu tempo, será dada nota pública. Não está pormenorizada nesta proposta [do Orçamento para 2023] porque está a ser analisada, estudada tecnicamente e neste momento ainda não tinha a maturidade de fazer constar", justificou Rogério Gouveia.

A nível nacional, o Governo da República anunciou um apoio às famílias com crédito à habitação para mitigar o efeito da subida da taxa de juro. De acordo com a proposta do Orçamento de Estado, os trabalhadores dependentes com salários até 2.700 euros por mês e titulares de crédito à habitação podem requerer a redução da taxa do escalão de IRS.