5 Sentidos

Mostra 'No Feminino' poderá ser visitada até 30 de Novembro

A exposição, patente no Museu Etnográfico da Madeira, foi prolongada

None Ver Galeria

A exposição 'No Feminino - Navetas, agulhas e afins', patente na Sala de exposições temporárias do Museu Etnográfico da Madeira, espaço tutelado pela Secretaria Regional de Turismo e Cultura, através da Direcção Regional da Cultura, foi prolongada e pode ser visitada até ao dia 30 de Novembro.

A mostra retrata a antiga tradição dos enxovais das noivas.

"No passado, a prática do enxoval era essencial para a realização do casamento e constituía um dos principais 'objectivos de vida', de muitas raparigas. Estes preparativos começavam com muita antecedência, na adolescência, ou após a entrada na fase do noivado. Em tempos recuados, as peças que faziam parte do enxoval da noiva eram especiais. Decoradas com bordado Madeira e rendas, como as que estão expostas nesta exposição, constituíam um bem inestimável que, hoje enriquecem o nosso património cultural", destaca a tutela em nota remetida à imprensa.

Desta mostra mostra faz também parte a peça criada pelo designer de moda madeirense Tiago Gonçalves, um vestido concebido em vime, adquirido pela Direcção Regional da Cultura, para integrar o acervo do Museu Etnográfico da Madeira e que também continua em exposição no local.

Refira-se que o Museu Etnográfico da Madeira está localizado na Vila Ribeira Brava e está aberto ao público de terça a sábado (das 9h30 às 17h30 aos dias úteis e nos sábados das 10 às 12h30 e das 13h30 às 17h30).