Madeira

JPP denuncia lista de espera para creches no Porto Santo

None

O JPP aproveitou uma deslocação ao Porto Santo para alertar para os "problemas que se verificam nas escolas" e que "são transversais em toda a Região", referiu Paulo Alves, porta-voz da iniciativa que decorreu esta manhã na Escola do 1.º Ciclo com Pré-escolar e Creche do Porto Santo.

O deputado salientou que, "ao contrário do que tem sido defendido pelo PSD/CDS, o parque escolar público da Região não consegue responder às necessidades apresentadas e o caso do Porto Santo é mais um dos exemplos" uma vez que, "também ali existe lista de espera para colocar crianças na creche, sendo a única opção dos pais, recorrer ao privado".

O JPP diz também ter recebido denúncias de "vários pais" para a necessidade de "algumas obras de reabilitação e melhoria dos prédios, nomeadamente, do infantário", que é "competência do Governo Regional".

A infra-estrutura "merece a atenção e integração no orçamento regional, o devido investimento para salvaguardar as crianças em períodos de chuva mais intensa", reitera Paulo Alves.

Por outro lado, o deputado, professor de formação, insistiu na "urgência" do Governo Regional rever o estatuto da carreira docente, "criando condições para combater o envelhecimento da classe, estabelecer critérios justos de avaliação e estabelecer equidade entre os diferentes níveis de docência, desde educadores, professores de primeiro ciclo e docentes dos restantes ciclos de ensino".

Paulo Alves chamou ainda à atenção para a particularidade do ensino no Porto Santo, uma vez que "no caso de um profissional, docente ou não docente ficar doente ou precisar de se ausentar, não há forma rápida de substituir aquele profissional", situação que causa "ainda mais cansaço, sobrecarga de trabalho para e desmotivação destes profissionais".

"A valorização destes profissionais é, sem sombra de dúvida, um investimento para o futuro e que exige do Governo Regional uma maior responsabilidade", rematou.