Madeira

Papel da associação de pais no seio escolar debatido no Porto Santo

Foto Gonçalo Costa Maia
Foto Gonçalo Costa Maia

A Associação de Pais da Escola Secundária do Porto Santo organizou ontem, no auditório do Centro Cultural e de Congressos, um fórum para pais e encarregados de educação da Escola Professor Dr. Francisco de Freitas Branco.

O tema escolhido pela associação para este fórum foi o papel da associação e os pais no seio escolar e seus frutos no presente e no futuro.

Susana Freitas presidente desta associação de pais, disse ao DIÁRIO que o intuito desta reunião foi para os participantes "saberem o papel dos pais nos mais diversos problemas que aparecem e como devem agir".

"A Associação de Pais está sempre pronta para colaborar e ajudar os pais que querem iniciar algum processo que esteja em causa", disse.

Susana Freitas adiantou que o fórum serviu igualmente para aproximar os pais, contudo foram poucos os participantes. O objectivo "foi juntarmo-nos, mas infelizmente, mais uma vez, o interesse dos pais é sempre muito pouco, como se pode contar hoje (ontem), com meia dúzia de pais que compareceram. O Porto Santo tem de mudar esta mentalidade, os pais têm de fazer parte da actividade escolar dos filhos diariamente", desabafou.

Susana Freitas não se vai recandidatar à Direção da Associação de Pais da Escola Professor Dr. Francisco de Freitas Branco. Depois de oito anos à frente dos destinos daquela associação, disse ao DIARIO que "foram anos muito positivos porque, quando me candidatei pela primeira vez, foi com o intuito de avançarem com as obras novas na escola, dar melhor segurança aos nossos filhos e conseguimos".

"Não é um espanto, nem é espantoso, mas agora é mesma uma escola de cara lavada, mas conseguimos, e temos conseguido durante este tempo e com persistência alterar algumas coisas, como são os casos das realizações destes fóruns e workshops aos pais do 5.º ano para saberem trabalhar com as novas tecnologias, e sobretudo, dotar a escola com melhores condições de segurança", frisou.

As eleições para novos corpos gerentes desta associação de pais deverão acontecer ainda este ano e já há pais interessados.