Madeira

Forças Armadas fazem voo de sistema aéreo não tripulado entre Beja e Porto Santo

None
Foto Forças Armadas Portuguesas

As Forças Armadas Portuguesas, em colaboração com a empresa UAVision, realizaram, entre a noite desta sexta-feira, 7 de Outubro, e esta manhã, um voo de teste de um Sistema Aéreo Não Tripulado (SANT) OGASSA 42V(E) - 'TITAN40', com autonomia reforçada, entre a base aérea n.º 11, em Beja, e o Aeroporto do Porto Santo.

A descolagem de Beja, ocorreu passavam 5 minutos da meia-noite em Portugal Continental, tendo aterrado no Ilha Dourada às 8h30.

A viagem teve uma distância de 508 milhas náuticas (940 km) e durou 8h25 minutos. 

Segundo nota enviada pelas Forças Armadas, este tempo foi essencial "para a avaliação da autonomia do SANT, da capacidade das comunicações via satélite entre estações em terra e a aeronave e do sistema de comando e controlo a longas distâncias".

O voo permitiu ainda identificar "requisitos que possibilitem a edificação da capacidade de vigilância marítima a longa distância, com vista à utilização deste tipo de sistemas em missões de vigilância da nossa Zona Económica Exclusiva, a partir do Continente, dos Açores e da Madeira. Foi ainda possível efectuar avaliações técnicas, essenciais à ponderação de futuras aquisições deste tipo de sistemas".

Nesta missão estiveram empenhadas duas tripulações, compostas, cada uma, por cinco elementos da Marinha, do Exército e da Força Aérea, a operar a partir de Beja e Porto Santo. A monitorizar a missão esteve, o Comando Conjunto para as Operações Militares (CCOM), em Oeiras.

As Forças Armadas Portuguesas têm vindo a empregar SANT em várias missões operacionais, tanto em terra como no mar, destacando as missões realizadas em reforço da prevenção e combate aos incêndios rurais. Neste âmbito, foram realizadas, até 7 de Outubro do corrente ano, cerca de 1.100 horas de voo em apoio ao Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais de 2022, tendo sido vigiada uma área total superior a 9 vezes o território nacional."  Forças Armadas Portuguesas.

Tendo em conta que este ano é comemorado o centenário da Travessia do Atlântico Sul pelos aviadores navais portugueses Almirante Gago Coutinho e Comandante Sacadura Cabral, este voo constituiu, também, numa "singela homenagem a esse feito maior" da história aeronaval.