País

Produção industrial aumenta 4,9% em Agosto

None

O índice de produção industrial aumentou 4,9% em agosto, em termos homólogos, quando em julho tinha diminuído 0,2%, anunciou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

O agrupamento de Energia foi o único a apresentar variação negativa (-0,2%) em agosto, ainda assim recuperando face à descida de 8% em julho, mas de todos os agrupamentos destaca-se o dos bens de Investimento que aumentou 23,1% (4,1% no mês anterior).

Os agrupamentos de Bens de Consumo e de Bens Intermédios aumentaram 3,3% e 2%, contra 3,6% e uma descida de 1,5% em julho, respetivamente.

Excluindo o agrupamento de Energia, o aumento do índice de produção industrial foi de 5,9%, contra 1,5% em julho.

A taxa de variação da secção das Indústrias Transformadoras situou-se em 5,3% em agosto, acima do aumento de 2% em julho.

A variação mensal do índice foi de 3% em agosto (-0,7% em julho), tendo todos os grandes agrupamentos industriais apresentado contributos positivos para a variação do índice total, exceto o de Energia que, ao passar de uma taxa de variação de 1,4% em julho, para 0,2% em agosto, foi nulo.

O agrupamento de Bens de Investimento deu o contributo mais intenso em resultado de uma variação mensal de 9,5%, enquanto os agrupamentos de Bens Intermédios e de Bens de Consumo registaram subidas de 2,7% e 1,8% (-2% e 0,8% em julho).