Madeira

EB23 Caniço em projecto Erasmus na Irlanda

None

A escola EB23 Caniço esteve, recentemente, na Irlanda, país coordenador do mais recente projecto Erasmus da Escola. Já em Abril havia estado na Hungria e em Maio na Finlândia.

Neste momento prepara-se para receber as escolas que estão a trabalhar neste projecto (Hungria, Finlândia, Turquia, Polónia e Irlanda) no início de Dezembro.

O trabalho a realizar até Agosto de 2023 visa criar hábitos sustentáveis contribuindo para casas, escolas e ambientes verdes. Os tópicos deste projecto são: Green Me, Green Homes, Green Schools e Green World.

Na Hungria foi o primeiro encontro entre todos os parceiros e, antes da ida para Tizafüred, foi realizado um FlashMob onde todos os participantes cantaram canções contra a guerra, junto ao Bastião do Pescador, no castelo de Buda, em Budapeste. Este momento emocionante foi apreciado por muitos turistas que ali se encontravam.

A visita à Finlândia revestiu-se de grande importância no que respeita à temática do projecto pelo facto de este ser um país exemplar ao nível da recolha, selecção e reciclagem do lixo. Na visita a uma central de reciclagem de lixo “Ekorost” em Jakobstad, foi evidente o excelente nível deste país na reciclagem de todo o tipo de materiais e na criação de novos produtos.

As três mobilidades realizadas até ao momento envolveram 12 alunos (4 em cada) e 3 professores: o Presidente do Conselho Executivo, professor Armando Morgado, a coordenadora do projeto, professora Maria dos Anjos e o professor cooperante, Carlos Vieira.