Madeira

Profissionais da Escola de Santo Amaro participam no Programa Erasmus+

None

Dois grupos de Docentes e Técnicos Superiores da Escola Básica de 1.º Ciclo com Pré-escolar e Creche de Santo Amaro fizeram formações no âmbito do Programa Erasmus+, na Irlanda e nos Países Baixos, em Setembro e Outubro. Na próxima semana, outro grupo desloca-se à Chéquia, informou esta terça-feira Énia Freitas, directora da EB1/PEC de Santo Amaro.

Estas mobilidades de aprendizagem/formação fazem parte do projecto da Acção Chave KA1, do Erasmus + que a escola apresentou à Agência Europeia intitulado 'Promover a Cidadania, Respeitar a Multiculturalidade' e visa a formação de 12 profissionais desta escola.

Prevê-se que as acções desenvolvidas produzam efeitos positivos e transformadores de práticas para os educadores, professores e técnicos superiores participantes e para a escola, como organização participante. O tema desenvolvido na Irlanda, Dublin, foi “Jogos dramáticos para promover a participação na escola”, a acção frequentada nos Países Baixos, Assen, intitulou-se “Criatividade no ensino e treino para uma melhor motivação e comportamento” e o assunto da formação da próxima semana, em Chéquia, Praga, será “Gestão de Recursos Humanos”. As competências adquiridas associadas a toda a riqueza cultural e relacional vivida no contacto com realidades educativas e actores educativos da europa serão alvo de disseminação no nosso meio educativo e produzirão maior consciência do projecto europeu e dos valores da União Europeia, assim como proporcionarão mudanças em prol da modernização e da abertura internacional das nossas organizações educativas. Énia Freitas, directora da EB1/PEC de Santo Amaro

Este projecto de formação de adultos e o projecto de intercâmbios escolares que levam alunos a países/escolas da Europa, ambos do Erasmus+, têm introduzido novas dinâmicas muito enriquecedoras na nossa escola e na nossa comunidade educativa.