Madeira

ACIF presente na conferência anual da Enterprise Europe Network

None

A ACIF - Câmara de Comércio e Indústria da Madeira está presente na conferência anual da Enterprise Europe Network, que decorre entre 25 e 27 de Outubro, em Praga, deu conta a associação em nota de imprensa. 

Este encontro que junta 'à mesa' representantes de instituições da UE e alguns stakeholders servirá para discutir como os serviços de apoio às empresas podem atender melhor às necessidades em evolução das PME. ACIF-CCIM representa este instrumento europeu de apoio às empresas na Madeira desde 2008, altura em que o mesmo foi criado pela Comissão Europeia.

"Este evento tem três objectivos principais, nomeadamente trocar ideias sobre como a Enterprise Europe Network pode contribuir para a transição industrial europeia; compartilhar as melhores práticas para melhorar a qualidade e a visibilidade dos serviços desta rede; e fomentar a cooperação e sinergias entre os seus membros", refere a ACIF. Em debate estarão, por exemplo, o mercado único (e além), a transição industrial, a inovação e a qualidade.

A Enterprise Europe Network constitui um dos instrumentos de política comunitária dirigidos às empresas e é composta por mais de 600 pontos de contacto espalhados por cerca de 60 países, prestando uma gama completa de serviços de proximidade, abrangendo todo o território da União Europeia e ainda outros países.

Com base no princípio 'No Wrong Door', as empresas desfrutam de um serviço personalizado à medida das suas necessidades, baseado no conceito de balcão único, destinado a ajudar as empresas no desenvolvimento sustentado dos seus negócios, bem como na exploração do seu potencial de inovação e internacionalização.

Em Portugal, a Enterprise Europe Network é representada por um consórcio liderado pela Agência para a Competitividade e Inovação (IAPMEI), que envolve 10 entidades distribuídas por todo o território nacional, entre as quais a ACIF-CCIM.