Boa Noite

A deselegância da ANA

Gestora dos aeroportos transforma o encontro do CEO da Ryanair com jornalistas madeirenses em “evento comercial”

A ANA, Aeroportos de Portugal, não gostou do que ouviu e leu sobre os “despropositados” aumentos das taxas aeroportuárias, severamente criticados pelo CEO da Ryanair e pelo secretário regional do Turismo, e respectivos impactos na operação da companhia irlandesa e na competitividade do destino Madeira.

Vai daí que tenha elaborado uma espécie de comunicado em que se assume como a principal financiadora das novas rotas para a Região e em que se queixa da ingratidão com que é tratada no arquipélago onde, por sinal, registou nos primeiros oito meses deste ano movimentos de passageiros e aviões acima dos níveis pré-pandémicos, algo que não conseguiu em mais nenhum outro aeroporto do País. Parabéns pelo feito, mesmo que não tenha sido assinalado com entusiasmo, o que é entendível se o mérito for de terceiros.

É indisfarçável o engulho que causou o pequeno-almoço para o qual  Eddie Wilson convidou os jornalistas madeirenses com o propósito esclarecer todas as dúvidas. As perguntas foram feitas, as respostas dadas com toda a frontalidade, só faltando a opinião na hora do director do Aeroporto que se esquivou ao tema quente, sugerindo que o mesmo fosse colocado para os seus superiores hierárquicos em Lisboa. E assim vai a autonomia na ANA, em tudo semelhante ao que se passa em instituições que operando na Região não dão um passo sem autorização central.

Foi o que fizemos, posteriormente e por escrito, embora a resposta à pergunta do DIÁRIO tenha sido enviada também para outros meios de comunicação social, sem qualquer alerta para tal facto no e-mail que recebemos na noite de ontem. Não nos parece minimamente ético tal procedimento, e disso demos conta hoje à Direcção de Comunicação da ANA, que mais nada disse, apesar de ter outras quatro questões para responder, de preferência, apenas ao remetente.

Posto isto, não podemos deixar passar em claro que a ANA tenho sido deselegante ao ponto de classificar de “evento comercial organizado pela Ryanair no aeroporto do Funchal" o encontro entre o CEO da companhia e os jornalistas madeirenses, no qual estiveram presentes também, a seu convite, o secretário regional do Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, e o anfitrião, director do Aeroporto, Roberto Santa Clara Gomes. Respeito é o mínimo que se exige. Por nós e por quem quer que seja, que no exercício da sua missão é desconsiderado de forma leviana.