País

Ryanair condena a proposta da ANA em aumentar as taxas aeroportuárias até 15%

A companhia afirma que o aumento das taxas prejudicará a recuperação do turismo em Portugal enquanto Espanha extende esquema de recuperação do tráfego de Verão para o Inverno

None

A Ryanair, a companhia aérea nº 1 da Europa, condena hoje (07 Out) a proposta da ANA de aumentar as taxas aeroportuárias em até 15%, a partir de 2023. Não há justificação para um aumento de 15% nas já elevadas taxas aeroportuárias da ANA, especialmente quando o tráfego aéreo e turístico português ainda está a recuperar após a pandemia e deve ser apoiado com taxas aeroportuárias mais baixas.

Este aumento proposto irá prejudicar irreparavelmente a competitividade de Portugal, uma vez que os países vizinhos continuam a oferecer incentivos para estimular a recuperação do tráfego e do turismo, incluindo Espanha, onde a AENA extende o seu esquema de recuperação do tráfego de Verão para o Inverno.

A Ryanair é a única companhia aérea em crescimento na Europa, enquanto outras estão a reduzir a sua capacidade. Com mais de 150 novas entregas de aeronaves nos próximos 4 anos, a Ryanair é capaz de proporcionar o rápido crescimento de passageiros, conectividade e acessibilidade necessários para impulsionar o mercado turístico de Portugal, uma vez que continua a proporcionar crescimento em toda a Europa no Inverno 22. No entanto, para o fazer, a ANA tem de rejeitar imediatamente a sua proposta e incentivar o crescimento de passageiros com taxas aeroportuárias mais baixas, tal como a AENA tem feito em Espanha.

Não há justificação para o aumento excessivo das taxas aeroportuárias pela ANA, especialmente quando Portugal ainda está a recuperar da pandemia. A ANA deveria seguir os seus homólogos europeus e baixar as taxas para ajudar a estimular a recuperação do tráfego e do turismo, tal como a Aena em Espanha, que está agora a alargar o seu esquema de recuperação do tráfego de Verão ao Inverno e a reforçar a recuperação do turismo espanhol. Em vez disso, a ANA está a prejudicar irreparavelmente a competitividade de Portugal com este aumento excessivo e injustificado até 15% das taxas, o que não fará mais do que aumentar as tarifas aéreas e o tão necessário turismo em Portugal Elena Cabrera, a Country Manager da Ryanair para Portugal