Madeira

Parlamento madeirense com poupança energética durante a noite

A reduzida iluminação do exterior visa reduzir o consumo de energia eléctrica, para minimizar o impacto da crise do gás

None

Desde o passado dia 12 de Outubro, que a iluminação exterior da Assembleia Legislativa da Madeira foi reduzida durante a noite. O corte energético acontece entre as 1h00 e as 6h00, permitindo assim uma poupança energética de 5 horas.

As únicas excepções são as bandeiras e a capela de Santo António da Mouraria, que depende da iluminação pública.

Estas medidas adoptadas pelo parlamento madeirense acompanham assim a tendência nacional e mundial com o propósito de reduzir o consumo de energia eléctrica, para minimizar o impacto da crise do gás, verificada na Europa.

A Assembleia Legislativa da Madeira já tinha reduzido os horários dos sistemas de ar condicionado, assim como as respectivas temperaturas, que de inverno são de 20ºC, de máxima, e de verão de 24ºC, de mínima.

A iluminação, também, está a ser desligada em todos os espaços que não estão a ser utilizados pelos diferentes serviços parlamentares.

O plano de poupança de energia do Parlamento madeirense inclui, ainda, a substituição gradual da iluminação de halogéneo por sistemas LED e também a instalação de painéis fotovoltaicos, como forma de reduzir a factura energética e de contribuir para uma melhor qualidade ambiental.