Desporto

Clássico pela liderança centra atenções na I Liga

Marítimo recebe Arouca no domingo à tarde

Foto Arquivo/Pedro Correia/Global Imagens
Foto Arquivo/Pedro Correia/Global Imagens

Benfica e FC Porto protagonizam o duelo pelo topo da I Liga de futebol no arranque da 10.ª jornada, com os 'encarnados' a defenderem a liderança no Dragão, numa ronda em que o Sporting procura reentrar no top-5.

O clássico de sexta-feira, agendado para as 20:15, vai colocar frente a frente primeiro e segundo classificados, apenas separados por três pontos, com vantagem para o Benfica, que segue sem qualquer derrota nos 18 jogos oficiais já disputados -- no campeonato soma oito vitória e um empate.

A formação comandada por Roger Schmidt irá não só defender a liderança e a invencibilidade, perante um dos principais rivais, como terá ainda a possibilidade de reforçar o primeiro posto, embora para isso tenha de ultrapassar um adversário que não que não consegue bater há quase quatro anos, desde março de 2019, precisamente quando saiu do Dragão com um triunfo pela última vez (2-1).

Poucos dias depois de ter 'suado' para eliminar o Caldas, da Liga 3, na Taça de Portugal, o Benfica deverá regressar ao 'figurino' que mais tem utilizado, restando saber se o brasileiro David Neres vai recuperar dos problemas físicos que o têm afetado nas últimas semanas.

Por seu lado, o FC Porto chega ao 'clássico' na melhor fase da temporada, moralizado por cinco vitórias seguidas, duas das quais que lhe permitiram manter-se na luta pelos oitavos de final da Liga dos Campeões, e outra, a última, uma goleada ao Anadia (6-0) na Taça de Portugal.

Apesar de já terem cedido uma derrota na prova, diante do Rio Ave, e um empate, com o Estoril Praia, ambos fora de casa, os 'dragões' encontram a maior fortaleza no seu reduto, onde, em quatro partidas realizadas esta época, venceram Marítimo, Sporting, Desportivo de Chaves e Sporting de Braga.

O capitão dos portistas, Pepe, é a principal incógnita para Sérgio Conceição, uma vez que ainda recupera de lesão e falhou os últimos três encontros dos campeões nacionais, pelo que Fábio Cardoso e David Carmo podem assumir novamente o centro da defesa.

Ainda a 'carpir mágoas' pela eliminação da Taça de Portugal, aos 'pés' do Varzim, da Liga 3, o Sporting, sexto colocado, vai tentar reentrar em 'zona europeia', algo que não experimenta desde a segunda ronda, recebendo o surpreendente Casa Pia, quarto e que tem mais um ponto do que os 'leões'.

Quando entrarem em campo (20:30), os 'verdes e brancos' já saberão o resultado do Sporting de Braga frente ao Estoril Praia (18:00), pelo que um triunfo 'leonino', aliado a um desaire dos bracarenses, pode colocar o conjunto de Rúben Amorim provisoriamente no terceiro posto e com menor distância pontual para os dois grandes rivais ou, pelo menos, para um deles.

Em caso de vitória no Estoril, os minhotos, na terceira posição, com 19 pontos, também tirarão partido do 'clássico' com que vai arrancar a jornada.

A 10.ª ronda reserva ainda outro encontro histórico, com o Vitória de Guimarães a receber o Boavista, no domingo. Os vimaranenses, em nono lugar, mantêm a 'mira' nos lugares europeus, enquanto os 'axadrezados' -- eliminados da Taça pelo Machico, do Campeonato de Portugal -- procuram precisamente segurar o quinto posto.

O 'aflito' Paços de Ferreira, ainda sem qualquer vitória no campeonato, e em penúltimo lugar, vai estrear o treinador -- e regressado -- José Mota na visita ao Famalicão, no sábado, enquanto o lanterna-vermelha Marítimo recebe o Arouca, no domingo, quando se jogam o Vizela-Santa Clara e o Desportivo de Chaves-Gil Vicente.

A ronda encerra na segunda-feira, em Vila do Conde, com o Rio Ave-Portimonense.

Programa da 10.ª jornada:

- Sexta-feira, 21 out:

FC Porto -- Benfica, 20:15

- Sábado, 22 out:

Famalicão - Paços de Ferreira, 15:30

Estoril Praia - Sporting de Braga, 18:00

Sporting - Casa Pia, 20:30

- Domingo, 23 out:

Marítimo -- Arouca, 15:30

Vizela - Santa Clara, 15:30

Desportivo de Chaves - Gil Vicente, 18:00

Vitória de Guimarães - Boavista, 20:30

- Segunda-feira, 24 out:

Rio Ave -- Portimonense, 20:15