Madeira

Lota do Funchal atrasa pagamento do pescado aos pescadores e armadores, denuncia a CDU

None

A CDU realizou hoje, junto à Lota do Funchal, uma acção política para dar voz às preocupações dos armadores e pescadores, sobre o funcionamento da Lota do Funchal, e pelo facto de existirem atrasos no pagamento do pescado aos pescadores e armadores.

“Os pescadores e armadores têm denunciado o atraso por parte da Lota do Funchal no pagamento do pescado descarregado e vendido”, apontou o deputado Ricardo Lume, adiantando ainda que, segundo os armadores, a Lota do Funchal demora entre 18 a 30 dias para pagar aos armadores, quando no passado o pagamento era feito no máximo 3 dias depois da entrega do pescado.

“Esta situação torna-se ainda mais grave e injusta quando os pescadores e armadores são confrontados com o aumento dos custos para ir para o mar devido ao aumento do preço dos combustíveis e de outros meios de produção, mas confidenciam que apesar do preço do pescado estar mais caro nos supermercados o preço de venda em Lota mantém-se desde o ano passado”.

Os armadores, continua o dirigente da CDU, referem que o atraso no pagamento por parte da Lota em muitas situações impede o regresso das embarcações ao mar pondo em causa o sustento de muitas famílias.

A CDU vai, por isto, questionar a Secretaria Regional do Mar e das Pescas e a administração da Lota do Funchal relativamente à matéria em apreso, “principalmente quando sabemos que os compradores pagam o pescado no acto da compra e só 18 dias depois no mínimo é que a Lota paga aos armadores pondo assim em causa a própria a atividade e o sustento das famílias dos pescadores”, concluiu.